Os católicos celebram nesta sexta-feira (13), Nossa Senhora de Fátima, Conhecida como a Santa dos Segredos, ela apareceu há mais de 100 anos para três crianças em Fátima, Portugal, segundo a tradição. Em Tubarão, a data será marcada por celebrações e algumas ações na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Humaitá.

Um helicóptero sobrevoará o município e às 12h, uma chuva de pétalas cairá sobre a paróquia e seus arredores. A ação será realizada por um empresário da Cidade Azul que é devoto de Nossa Senhora de Fátima.

Conforme o pároco da igreja de Humaitá, padre Rafael Uliano, este é um dia muito especial para a paróquia. Além da ação ocorrida entre a manhã e o início da tarde, diversas celebrações em honra a padroeira da igreja de Humaitá ocorrerão até o domingo.

As aparições e os segredos de Fátima

A história de Nossa Senhora de Fátima começa antes mesmo da primeira aparição propriamente dita, em 13 de maio de 1917, e envolve três pequenos pastores de ovelhas: Lúcia dos Santos e Francisco e Jacinta Marto, que eram irmãos. Eles tinham, à época, 10, 9 e 7 anos, respectivamente.

Em 1916, o trio, que ficaria conhecido como “Pastorinhos de Fátima” teria recebido, em três ocasiões, a aparição de um anjo. O “Anjo da Paz” teria anunciado a eles que Nossa Senhora de Fátima falaria com elas.

A primeira aparição foi em 13 de maio de 1917. O fenômeno se repetiria sempre no dia 13 dos meses seguintes, até outubro, com exceção de agosto, quando correu no dia 19 — as crianças foram presas pelas autoridades da cidade.

Nos encontros, a figura que apareceu ao trio teria se identificado como “Senhora do Rosário” e foi descrita como uma mulher brilhante, envolta em luz. Houve pedidos: que as crianças rezassem muito e que aprendessem a ler.

Na aparição de julho, Nossa Senhora teria, então, revelado ao trio algo que ficou conhecido como “Segredo de Fátima”. E aqui a história ganha ares ainda maiores de mistério, já que o conteúdo da mensagem ficou oculto por anos.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul