Imaruí

A pecuária de corte em Santa Catarina recebeu um importante incentivo para o desenvolvimento com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Com o objetivo de reunir 300 produtores atendidos pelo programa no Estado, o Sistema Faesc/Senar, em parceria com o Sebrae/SC, promove neste sábado o Dia de Campo Regional – ATeG Pecuária de Corte, em Imaruí. A programação iniciará às 9h30, na Fazenda Bela Vista, linha Tamborete.

A abertura do evento será efetuada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e, na sequência, às 10h30 o coordenador estadual Antônio Marcos Pagani de Souza apresentará os resultados obtidos com o projeto de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). “A inseminação dos bovinos, desenvolvido por meio de parceria com o Sebrae, possibilitou um avanço no número de vacas prenhes. Esses resultados demonstram que a produção de gado de corte é tão rentável quanto outras cadeias produtivas”, salienta Pedrozo.

Pagani observa que o programa visa oportunizar a evolução no nível de gestão, aumento da produção com o incremento da renda líquida, melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Ao todo, 28 grupos, pertencentes a 27 sindicatos rurais fazem parte do programa que abrange 73 municípios.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que a ATeG em pecuária de corte está presente nas regiões do Planalto Serrano, Oeste, Norte, Meio Oeste, Extremo Oeste e Sul. “O programa é totalmente gratuito aos produtores rurais, os quais são beneficiados com uma visita técnica e gerencial por mês pelo período de dois anos. As visitas têm foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias”.

Às 11 horas o supervisor técnico da ATeG Luis Henrique Correia explanará sobre “Manejo reprodutivo e genética dos rebanhos”. Às 11h30 o diretor-executivo do Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA) Davi Teixeira palestrará sobre “Planejamento e gestão financeira de propriedades rurais”.

Os cases dos produtores rurais Arnaldo Bes Batii e Jorge Felisberto serão apresentados às 12h e às 12h30 o painel “Intensificação produtiva das propriedades rurais da região litorânea” e o debate com os produtores rurais será apresentado por Marília Terra Lopes da SIA. O almoço está programado para as 13h e o encerramento às 14h.