Dia da padroeira de Tubarão: Catedral Diocesana tem programação especial nesta quarta-feira

#Pracegover foto: há imagens de santos católicos, flores, uma cruz e cadeiras
#Pracegover foto: há imagens de santos católicos, flores, uma cruz e cadeiras

A devoção a Nossa Senhora da Piedade tem mais de 185 anos, na região. Maria, a partir do título de Nossa Senhora da Piedade, foi reconhecida padroeira de Tubarão. Conforme o pároco da Catedral, Eduardo Rocha, a imagem da Nossa Senhora da Piedade retrata um dos momentos mais difíceis da vida de Maria. Jesus foi descido da cruz. Na ocasião ele já estava morto.

Ao ser tirado da cruz, a mãe acolhe o filho morto em seu colo, nos seus braços. “Sem dúvida alguma é uma cena triste e difícil. É uma mescla de morte, perda, mas ao mesmo tempo é uma presença de mãe que no momento mais horrível da vida do seu filho se faz presente. Isso ocorre, sobretudo, pelo vínculo do amor que é próprio de mãe. O amor nunca é ausente, é uma experiência de presença, principalmente nos desertos da vida, nos momentos difíceis. É a presença da fé que naquele espaço ermo, desértico, no sentido de vazio, morto que é o calvário, Maria se torna essa boa presença, a de mãe e do amor. A nobre flor que desabrocha no deserto e exala o perfume da esperança e de uma nova realidade que é a ressurreição”, explica.

O sacerdote conta que a imagem da Nossa Senhora da Piedade e a devoção dos cristãos ocorre antes da existência da paróquia na Cidade Azul, que tem 185 anos e também anterior ao município que tem 151 anos. “O feriado ocorre pela religiosidade da população e sobretudo por uma questão histórica. Ao redor desta devoção a Nossa Senhora da Piedade a cidade também foi nascendo, se constituindo e por isso, a devoção é importante. Não há como contar a história de Tubarão se não partimos dessa Piedade, dessa devoção e ao mesmo tempo esta imagem que temos na paróquia, ela tem mais de 200 anos e acompanhou toda a história do município”, observa.

De acordo com padre Eduardo Rocha, a imagem é fundamental para contar a história. “Podemos dizer que a imagem do alto da Catedral acompanhou a cidade se desenvolver desde as primeiras famílias que aqui chegaram, esta imagem já estava. Ela acompanhou essas familiar que vieram pelo rio seco da Madre até os dias de hoje. Temos registros que ela está aqui desde 1820. Veio de Portugal, foi restaurada no ano passado, ficou meses num laboratório especializado e reapresentamos a comunidade no dia de hoje (15)”, expõe.

A comemoração contará com duas missas que serão transmitidas também pelas redes sociais. A primeira foi realizada nesta quinta-feira (15) às 9h30, com a celebração do pároco Eduardo Rocha e a segunda ocorrerá às 19h30 com o vigário paroquial Willian Fernandes, às 19h.

Origens

Nossa Senhora da Piedade é um Título e uma imagem da Virgem Maria inspirados na famosa “Pietá”, de Michelangelo e em Nossa Senhora das Dores. Trata-se de uma imagem que “fala” pela força da expressão artística. Na imagem, Nossa Senhora está com seu Filho Jesus morto nos braços. Remete a um momento muito específico de dor e sofrimento, logo após a morte de Jesus na cruz.

Teologia da imagem

A imagem de Nossa Senhora da Piedade contém uma teologia profunda. Jesus, morto, recém descido da cruz, nos braços de sua mãe. Retrata o sacrifício de salvação feito por Jesus e Maria como corredentora, acompanhando seu filo até o fim. Retrata a dor da Mãe que, consciente de sua missão, oferece seu filho pela salvação da humanidade. Ela representa também a dor de milhões de mães que sofrem por seus filhos, vítimas de todo tipo de sofrimento.

Oração a Nossa Senhora da Piedade

“Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Dores, invocada por todas as dores que nos afligem (desemprego, vícios, problemas familiares, injustiça, dívidas, doenças, dificuldades materiais, espirituais, problemas de última hora e imprevistos como nas bodas de Canaã que faltou vinho)…

Peça ajuda a Nossa Senhora da Piedade, rezando com fé sua oração.

Oração: Nossa senhora da Piedade, Mãe da Igreja e nossa Mãe, pela Dor que sofrestes quando aos pés da cruz recebestes em vossos braços o corpo de Jesus, que morreu pelos nossos pecados, nós vos pedimos que acolhais em vossas mãos o meu pedido, socorrei-me e intercedei na minha Dor ( fazer o pedido de graça a ser alcançada).

Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Dores, tenho a certeza de alcançar esta graça, pela vossa intercessão e pelos merecimentos do preciossísimo sangue de vosso Filho Jesus. Amém.

Rezar um Pai Nosso, sete Ave Marias ( pelas sete dores de Nossa Senhora) um glória ao Pai e fazer o sinal da cruz.”

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul