Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado

Tubarão

A campanha de vacinação contra a gripe de 2019 terá seu Dia D neste sábado. Nessa data, os postos de saúde abrem excepcionalmente no Brasil inteiro para imunizar todos os grupos prioritários. Na região da Amurel todos os postos estarão abertos para atender o público-alvo.

Até o dia 30 de abril, 21% do público-alvo foi imunizado. A meta do Ministério da Saúde é aumentar bastante essa porcentagem no fim de semana. Inclusive porque, segundo a programação original, a campanha não passa do dia 31 deste mês e o objetivo é alcançar 90% de cobertura. A meta é imunizar pelo menos 90% de cerca de 59,5 milhões de pessoas. As puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) são a turma com mais alta taxa de vacinação: 38,8%. Elas são seguidas das gestantes (33,4%), indígenas (27,6%), crianças (26,4%), idosos (21,5%), trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%).

No Estado a meta é vacinar 90% dos grupos considerados mais vulneráveis para complicação da gripe, que representa 1.976.914 pessoas, no entanto, esse número ainda segue em baixa. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC), a vacina é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela gripe.

Para a campanha de vacinação de 2019, o estado recebeu 2.156.800 doses da vacina trivalente, que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).