A primavera marca em Santa Catarina uma época de fortes chuvas. É neste período que ocorreram as maiores séries históricas de inundações e tempestades com granizo e vendavais. Pensando na segurança dos catarinenses o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) inicia na próxima quarta-feira (26) a “Operação Primavera”.

O objetivo é agir preventivamente, integrando todos os órgãos e instituições catarinenses, em ações preventivas conjuntas nos municípios. Da mesma forma, a Operação busca aumentar a percepção de riscos da população demonstrando a importância de cada pessoa na redução de riscos.

Neste período serão desenvolvidas ações preventivas, baseadas em eventos típicos com foco na mitigação do desastre e na prevenção, ampliando a resiliência dos municípios.

Esta ação reflete a preocupação da Defesa Civil de SC que hoje é considerada referência internacional no fomento de cidades e comunidades resilientes.

“Completamos 10 anos após o evento climático do Morro do Baú, um divisor de águas para nossa cultura de Proteção e Defesa Civil catarinense, muitos conceitos foram rediscutidos, aperfeiçoados, avanços tecnológicos e estruturais ocorreram à partir daquele difícil momento em todas as instâncias de Defesa Civil e das instituições parceiras, que hoje trabalham muito mais integradas”, comentou o Secretário de Estado da Defesa Civil, Coronel Bombeiro Militar João Batista Cordeiro Junior.

O lançamento da Operação Primavera será realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD) durante vídeo conferência entre os vinte CIGERDs Regionais. Na próxima quarta-feira (26), às 10 horas.