Na região de abrangência da 20ª gerência de saúde em Tubarão, a meta é vacinar 14.549 crianças contra a pólio
Na região de abrangência da 20ª gerência de saúde em Tubarão, a meta é vacinar 14.549 crianças contra a pólio

Tubarão

 

O fim de semana é dedicado aos papais. Todas as homenagem, merecidamente, são para eles. Mas neste sábado, os pais devem lembrar, também, de levar seus filhos para serem imunizados contra o sarampo, a rubéola, a caxumba e a poliomielite (paralisia infantil). 
 
Em todas as cidades da região, os postos de saúde estarão abertos em horários especial para que nenhuma criança fique sem a ‘dose da vida’. Em Tubarão, as unidades da Estratégia Saúde da Família que têm sala de vacinação abrirão das 8 às 17 horas.
 
A tríplice viral, que protege contra a caxumba, o sarampo e rubéola, é destinada a crianças entre 1 e 7 anos incompletos. Os pequeninos com até quatro anos também devem tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite. A primeira foi ministrada em junho.
 
Conforme o diretor da Vigilância em Saúde da prefeitura de Tubarão, Carlos Alexandre Neves, só não poderá receber a vacina quem teve alguma reação à dose anterior ou está com um quadro febril forte. “Mas depois de curada, a criança deve ser levada ao posto para ser imunizada”, avisa Neves.
 
No caso da vacina contra o sarampo, não pode receber quem tem alergia a ovo. A imunização contra a poliomielite vai até o dia 19 deste mês. Já a campanha da tríplice viral segue até dia 16 de setembro. Na região de abrangência da 20ª gerência de saúde em Tubarão, a meta é vacinar 14.549 crianças contra a pólio, e 17,580 pequenos com a tríplice viral.