Faltando pouco menos de um ano para a realização de uma nova edição da Tomada de Laguna, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) começa a fazer as movimentações para a obtenção dos recursos necessários para a realização do evento. Nesta quinta-feira (18), a entidade reuniu autoridades políticas e empresariais para apresentar o plano de captação, que será feita através da Lei Rouanet.

O encontro, realizado com o cumprimento de todas as medidas sanitárias referentes à prevenção do coronavírus, foi feito com restrição de público e transmitido pela internet através da página no Facebook do CulturAnita, com mais de 3 mil visualizações.

A transmissão foi acompanhada por autoridades italianas e uruguaias envolvidas no projeto do Bicentenário de Anita em 2021, incluindo o historiador Andrea Antonioli (diretor do museu italiano Renzi) e da professora Annita Garibaldi, bisneta da heroína catarinense.

A live foi aberta pelo presidente do instituto, Léo Felipe Nunes, que apresentou uma retrospectiva da história do evento. “Essa apresentação foi um sucesso. Recebemos muitas manifestações positivas do público e das grandes empresas, que demonstram interesse em apoiar o nosso projeto, que vêm para trazer um pouco mais de ânimo às pessoas”, comenta o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin, que detalhou minuciosamente o plano de captação.

Cadorin antecipou que o CulturAnita já recebeu sinalização positiva de interesse por parte de empresas como a fabricante Coca-Cola, a rede de lojas Havan, a montadora Volvo, e da Eletrosul. O evento foi prestigiado pelo prefeito Mauro Candemil, os presidentes da Acil, Pedro David e do Sindilojas, Natanael Wisintainer, e o secretário de Turismo e Lazer de Laguna, Evandro Flora.

“Esse importante espetáculo vai dar à Laguna grande relevância nacional e mundial. Quero deixar aqui firmado que a prefeitura estará irmanada nesse projeto que quer resgatar a história de nossa grande heroína”, disse Candemil.
O CulturAnita vai apresentar nos próximos dias uma minuta de convênio a ser celebrado entre prefeitura e instituto para apoio oficial do Município de Laguna ao espetáculo.

“É um prazer para a classe empresarial dar todo o apoio à iniciativa. Torcemos para que dê certo já que a cidade precisa de eventos e para nós, sem dúvida, o que estiver a nosso alcance, iremos fazer. Somos parceiros do projeto”, completou David, que lembrou ter participado de algumas encenações da Tomada.

Captação

A intenção do CulturAnita é sensibilizar as grandes empresas para que destinem até 4% do valor que pagarão a título de imposto de renda, para custear a produção e apresentação da nova versão da peça, que foi idealizada inicialmente pelo instituto em 1999.

O projeto aprovado pelo governo federal prevê cinco apresentações em Laguna em 2021, quando será comemorado internacionalmente o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. A captação permite obter o recurso de até R$ 2.235.972,96.

O espetáculo é o único do gênero apresentado no Brasil e vai contar com a participação de mais de 400 atores, dezenas de cavaleiros, navios e muitos efeitos especiais. A ideia é apresentar a encenação durante os últimos dois finais de semana de julho de 2021, no mesmo local onde aconteceu o evento histórico em 1839.

A Tomada de Laguna foi um dos principais eventos do calendário de Santa Catarina, responsável por durante anos movimentar centenas de turistas à cidade de Laguna durante o mês de julho.

O vídeo promocional inicial da Tomada de Laguna está disponível no Youtube do CulturAnita e o material publicitário pode ser visto no site do instituto (institutoculturanita.webnode.com).

 

Créditos da imagen: Andreia Noal/CulturAnita