Trabalhos de instalação das barreiras prosseguem hoje, em Tubarão
Trabalhos de instalação das barreiras prosseguem hoje, em Tubarão

Tubarão

A implantação das proteções chamadas ‘New Jersey’ (aquelas barreiras de concreto que dividem as pistas), já foram feitas em 3,5 quilômetros no lote 26 da duplicação da BR-101, entre a divisa de Capivari de Baixo e Tubarão e o viaduto de acesso norte (da Jucasa) à Cidade Azul. O serviço continuará a ser feito hoje no trechos já duplicado. Os motoristas devem redobrar a atenção porque há homens e equipamentos sobre as faixas de tráfego.

Nos pontos da frente de trabalho, o fluxo é desviado para apenas uma das pistas, em ambos os sentidos da rodovia. A execução das proteções ‘New Jersey’ vai ser feita até o fim do lote 26, na divisa de Jaguaruna com Sangão.
 
As barreiras são construídas somente nos trechos duplicados e onde não há separação das pistas por canteiros de vegetação rasteira. Todos os lotes da duplicação receberão proteções desse tipo.
 
Entre Imbituba e Laguna, no lote 24, entre Sangão a Içara (lote 27) e Sombrio a Passo de Torres (30), grande parte das pistas duplicadas já recebeu esta proteção.
 
Cuidado na rodovia
Em trechos com desvios de tráfego urbano ou nas proximidades das obras de artes especiais (OAEs), os motoristas devem respeitar a sinalização de segurança, que limita a velocidade máxima em 40 quilômetros por hora e, também, não forçar ultrapassagens na pista usada para trânsito local.
Para os trechos duplicados, o limite de velocidade é de 80 quilômetros por hora. Atenção redobrada ainda na saída dos trechos de pista duplicada à pista simples, na qual o tráfego é feito em mão-dupla, e nos locais onde há desvios, especialmente entre Capivari de Baixo a Laguna.