A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do diretor-presidente Daisson Trevisol, divulgou o boletim informativo sobre a pandemia de Covid-19 em Tubarão e região desta quinta-feira (16). A metodologia, destaque na pauta, foi utilizada para a escolha dos pacientes que realizaram a coleta de dados através dos primeiros kits de testes rápidos que chegaram à Cidade Azul.

Nos últimos dois dias, os testes foram realizados e os resultados serão apresentados nesta sexta-feira (17), a partir das 14 horas, em entrevista coletiva online a ser realizada na Câmara de Vereadores. Na ocasião, além de Daisson, o prefeito Joares Ponticelli estará presente.

Em termos de números, Tubarão tem 1.055 casos notificados junto à Vigilância Epidemiológica, com 161 exames coletados e enviados ao Laboratório Central de Santa Catarina, o Lacen, órgão responsável pela contagem e acompanhamento dos caso no estado.

A cidade possui 48 casos confirmados; destes, 32 são contabilizados pelo estado, enquanto os outros 16 foram positivados através de testes rápidos realizados em laboratórios particulares. Têm-se, ainda, 19 casos suspeitos, que encontram-se no aguardo dos resultados de exames.

Por sua vez, existem 225 pacientes em sistema de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS, unidade que encontra-se disponível para que, em caso de dúvidas ou apresente algum sintoma, ligue para os números 48 3621-9618 e 48 3621-9619, todos os dias, das 7 às 22 horas. Na coletiva desta sexta-feira (17) serão divulgados os casos curados até o momento.

Sobre as internações nos hospitais, existem 11 pacientes, dos quais cinco encontram-se em enfermaria – quatro adultos e uma criança – três casos confirmados (dois de Tubarão e um de Capivari de Baixo), e dois à espera de exames (um de Tubarão e a criança, de Criciúma).

Nas UTIs são seis os pacientes internados, dos quais três são casos confirmados – um de Tubarão, um de Braço do Norte e um de Pescaria Brava – e os outros três aguardam os resultados dos exames, dois de Tubarão e um de Braço do Norte.

Para receber os boletins diariamente, acesse aqui e entre para o grupo de WhatsApp da FMS, onde as informações sobre a pandemia são transmitidas.