O boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) atualiza os números de casos relacionados ao coronavírus. Até o início da noite desta quarta-feira (22), a informação é de que existem 1.166 casos notificados à Vigilância Epidemiológica, com 18 pacientes classificados como casos suspeitos e que aguardam os resultados de seus exames.

Em Tubarão, são 67 registros de casos confirmados, dos quais 34 pelo Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) e 33 positivados por meio de testes rápidos realizados nas redes privada e pública. O Lacen, ainda, testou negativo para 129 exames, enquanto outros 160 foram negativados por testes rápidos. Têm-se, também, o registro de 47 pacientes curados e dois óbitos.

Ao todo no município são 263 pacientes em sistema de monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (Coem). O órgão municipal também disponibiliza atendimento para esclarecimento de dúvidas sobre o novo coronavírus ou quem apresente sintomas. O serviço funciona todos os dias das 7 às 22 horas, por meio dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619.

No boletim também foram repassadas as informações de que nos hospitais, são 17 pacientes internados – sete em enfermaria (um positivo de Tubarão e seis no aguardo dos resultados de seus exames, um de Jaguaruna, um de Balneário Arroio do Silva, um de Pescaria Brava, um de Orleans, um de Imbituba e um de Armazém).

Já nas UTIs, o número é de dez pacientes, seis casos confirmados – dois de Tubarão, um de Pescaria Brava, um de Gravatal, um de Jaguaruna e um de Imbituba. Três aguardam resultados dos exames, dois de Tubarão e um de Braço do Norte, além de uma criança, de Cocal do Sul, também no aguardo de exames.

O município reforça a importância da colaboração por parte da população no que se refere ao uso das máscaras ao sair às ruas, especialmente neste momento de reabertura de diversas atividades econômicas por parte do governo do Estado.