Uma tampa de garrafa pode levar até 150 anos para se decompor. Mas no sul do estado, a Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural, a Coorsel, com sede no município de Treze de Maio, decidiu reutilizar esses materiais para apoiar iniciativas sociais, dentre elas, o voluntariado que resgata e cuida de animais abandonados ou vítimas de maus tratos.

Lançada em dezembro, a campanha Tampinhas do Bem mobiliza cooperados e a comunidade a doarem tampinhas plásticas das embalagens de refrigerante, pastas de dente e materiais de limpeza, além de lacres de alumínio.

“Desde que iniciamos a campanha, arrecadamos um grande número de materiais. Certamente eles iriam para o lixo e trariam prejuízos ao meio ambiente. Agora eles irão para reciclagem e se transformarão em recursos para Ongs e entidades assistenciais”, destaca Ivanir Vitorassi, presidente da Coorsel.

No mês de dezembro, a iniciativa já teve a sua primeira entrega. As voluntárias Adriana Jeremias e Luciana Vargas, de Tubarão, receberam as tampinhas. Os materiais serão revertidos em recursos para apoiar o trabalho das duas.

Ao resgatarem os animais abandonados ou vítimas de maus tratos, as voluntárias providenciam a castração, atendimentos veterinários, alimentam e acolhem até conseguirem um lar definitivo. “No momento, estamos com nove animais em tratamento. Se não fosse este apoio que recebemos, isso não seria possível”, reforça a voluntária Adriana.

Como participar

A campanha Tampinhas do Bem continua. Todo o material arrecadado será repassado também a hospitais, Apaes e outras iniciativas definidas pela Cooperativa.

Os pontos de coleta dos materiais são a sede da cooperativa e o posto de atendimento no município de Orleans. Para mais informações, cooperados e a comunidade podem entrar em contato pelos telefones: (48) 3625 2200, (48) 3466 0082 ou 0800 6450141.

Sobre a Coorsel

A Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural – a Coorsel, é uma das cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina, a Fecoerusc. A Coorsel tem sede no município de Treze de Maio e abrange os municípios de Tubarão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Orleans, Grão Pará, Lauro Muller e Morro da Fumaça. Atualmente, a Instituição leva energia e iniciativas sociais a mais de 12 mil cooperados nessa área de atuação.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Coorsel