As fortes chuvas registradas nas últimas horas danificaram pontes e comprometeram o deslocamento de diversos moradores a outras localidades. Segundo o coordenador da Defesa Civil de São Martinho, Álvaro Wagner, o município registrou um acumulado de chuva de 75,6mm nas últimas 24 horas.

O nível do Rio Capivari, até às 12 horas desta quarta-feira, 9 de junho, marcava 2,64 metros. A cheia nos rios da cidade provocou prejuízos. A ponte da comunidade Canto dos Back, por exemplo, permanece submersa. Na comunidade de Canto dos Martins, uma das pontes teve as cabeceiras levadas pela força das águas. Já no Morro dos Kock a estrutura da ponte também não resistiu e foi toda arrastada pela correnteza. Em ambas as localidades o deslocamento dos moradores ficou comprometido.

Assim como em outros municípios da região, São Martinho também registrou ocorrência de deslizamento de terra. Na região do Morro da Capivara, a intensidade da chuva fez com que parte do paredão de areia e vegetação localizado à esquerda da pista deslizasse, comprometendo o tráfego. Ainda pela manhã, equipes da Secretaria de Infraestrutura promoveram a limpeza da pista e o trânsito foi liberado.

O secretário Rudnei Michels, o Cascão, afirma que os reparos serão realizados assim que a chuva parar e/ou a água do rio baixar. “Pedimos calma e prudência aos moradores das comunidades que tiveram pontes danificadas ou levadas pela água. Temos conhecimento dos problemas e estamos nos mobilizando para uma ação imediata”, assegura ele.

Pela manhã, o prefeito Robson Jean Back esteve reunido com o Chefe da Defesa Civil no Estado, David Busarello, em Florianópolis. “Ele ouviu atentamente todas as ocorrências registradas até então. Além disso, novos incidentes estão sendo repassados em tempo real, através de sistema online (FIDE). Ainda neste mês, uma equipe da Defesa Civil Estadual deverá vir até São Martinho para conferir quais pontes podem ser beneficiadas com algum programa do Governo do Estado. Com o apoio, conseguiremos sanar ou minimizar esses problemas pontuais que ocorrem com chuvas intensas”, relatou Robson sobre o encontro.

De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil de Santa Catarina, as condições de chuva para a região se mantêm até essa quinta-feira, 10 de junho. “O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva volumosa”, destaca o boletim emitido. Para o coordenador Álvaro Wagner, “[…] há riscos de novos deslizamentos. Caso a chuva continue, provavelmente teremos novas ocorrências”.

Para quem ainda não sabe, sempre que há eventos meteorológicos que seja necessário a comunicação em escala, a Defesa Civil envia notificações de emergência via SMS. Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem de texto contendo o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito e é permitido cadastrar mais de um CEP.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul