#Pracegover foto: na imagem há o céu, árvores e edificações
#Pracegover foto: na imagem há o céu, árvores e edificações

Uma chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista em diversos municípios de Santa Catarina. O fenômeno deverá ocorrer na madrugada desta quinta-feira (12). Havia a possibilidade de ocorrência desde o dia 12 de julho e seguirá até o próximo dia 23. Poderá ocorrer a incidência de sete meteoros por hora.

A chuva de meteoros leva este nome justamente por ocorrer na constelação Aquarius e ser mais visível no Hemisfério Sul. O astrônomo Silvino de Souza esclarece que a questão da observação a olho nu é incerta.

Ele explica que cidades no Norte do Estado podem ter uma taxa maior de meteoros visível durante a madrugada de quinta. A Perseidas não será vista em cidades localizadas abaixo de cerca de 30 graus na latitude sul. Assim, do Rio Grande do Sul para baixo não será possível a visualização.

A Terra, em seu movimento de translação (deslocamento em torno do sol e que dura 365 dias) passa por regiões onde existem mais detritos. Nesse momento, eles atravessam a atmosfera do nosso planeta. De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento, o cometa Delta passa, a cada 6 anos, a “apenas” 18,6 milhões de quilômetros do Sol. Sua atividade ocorre entre 12 de julho e 23 de agosto, com maior intensidade no dia 31 de julho. Já os Alfa, trata-se de um pedaço maior fragmentado a cerca de 2.900 anos.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul