Centro Educacional Meta não será afetado com decreto de desapropriação de área de seminário

Orleans
 

Depois da divulgação do decreto 4.572 que torna de utilidade pública, a fim de ser desapropriado pelo município por via amigável ou judicial, uma gleba de terras (cerca de 34 hectares), de propriedade de Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), emitido pela prefeitura, uma série de polêmicas acaloram as conversas entre moradores de Orleans.

Uma das hipóteses levantadas seria o possível fechamento do Centro Educacional Meta, que atua desde 2000 na rodovia SC-438, KM 52 (antigo seminário), no bairro Murialdo. A unidade escolar que oferece desde o ensino infantil ao ensino médio, atende cerca de 200 alunos.

Conforme  a diretora Marlene Turazzi Moreira, o Meta possui contrato com o Instituto Leonardo Murialdo e tem todo o amparo legal por ser uma entidade que prima pela educação. “Muitos pais de alunos nos questionam se o colégio será afetado, mas pedimos que todos fiquem tranquilos, pois, o Meta continuará com suas atividades. Somos um colégio de referência em nossa cidade, primamos pela qualidade no ensino, através do trabalho participativo e responsável e vamos continuar nossas atividades”, explica.

O centro educacional fica na área de terra de 344.720,36 metros quadrados onde estão edificados um ginásio de esportes, um galpão, salas de aula onde funcionava o seminário São José, uma pequena Igreja e uma infraestrutura conexa de garagem. Ainda encontram-se no local pelo menos três nascentes de água e área de mata nativa com aproximadamente 17.063,98 metros quadrados. Próximo a área estão instalados o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

Audiência pública debaterá o decreto

A prefeitura de Orleans marcou para hoje, uma Audiência Pública para discutir o Decreto Municipal 4.572 que declara utilidade pública, para desapropriação, parte do imóvel do Instituto Leonardo Murialdo. A reunião ocorre às 19h, na Câmara de Vereadores e além do decreto de desapropriação, vai apresentar o Projeto de Loteamento do Seminário São José e o Projeto da Cidade do Futuro de Orleans.