Centésima tese defendida em pós de Tubarão aproxima academia da comunidade

A centésima defesa pública de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) será um marco para a comunidade local e acadêmica em vários sentidos. Além de ser um marco numérico que expressa a importância da pesquisa científica para a região Sul de Santa Catarina, será a primeira defesa pública de tese a ser realizada de forma presencial após o início da pandemia. Um evento que pode ser assistido por qualquer pessoa da comunidade na próxima quarta-feira (29), às 14h, no auditório 311 do bloco pedagógico da Unisul, Campus Tubarão.

Sobre a centésima tese 

As pesquisas científicas não se limitam aos bancos acadêmicos, na grande maioria das vezes elas observam a comunidade e buscam soluções práticas para problemas existentes. As pesquisas realizadas no PPGCL são construídas na área de concentração de processos textuais, discursivos e culturais, o que permite entender contextos linguísticos, de comunicação e comportamento social e cultural.

Sob orientação do Prof. Dr. Mário Abel Bressan Jr, coordenador do Grupo de Pesquisa Memória, Afeto e Redes Convergentes, a tese “Arquétipos Vendem: A jornada virtual do herói impulsionada por conexões narrativas que ativam o mentor no digital” será defendida pelo acadêmico e jornalista Reginaldo Osnildo. Na pesquisa, Reginaldo observa as vendas que acontecem no digital e defende que há conexões que tornam o processo de vendas uma construção narrativa. Esse estudo permite compreender melhor o impacto das tecnologias no comportamento do consumidor em um mundo cada vez mais conectado. Ao buscar por soluções que explicam o comportamento do consumidor, o pesquisador defende que é possível atrair, se relacionar e converter vendas por intermédio de conexões narrativas que ativam o inconsciente.

A região Sul de Santa Catarina que possui um comércio forte e desenvolvido, com certeza vai poder aproveitar esse conhecimento científico para otimizar processos. Esta é uma tese que empreendedores e empresários do comércio local não podem perder.

Saiba mais sobre o PPGCL 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) iniciou as atividades com o curso de mestrado em julho de 1999. Em 2003, foi o primeiro curso de stricto sensu da Universidade do Sul Santa Catarina (UNISUL) a alinhar-se ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Em 2008, torna-se o primeiro curso de Doutorado da Unisul a ser aprovado pela CAPES. Em 2017, consagra-se como o primeiro Programa de Pós-Graduação da Universidade a ser avaliado com nota “5”. Torna-se, assim, referência nacional na área de concentração de processos textuais, discursivos e culturais com reconhecida liderança nacional na promoção de eventos na área de linguística e literatura. Os cursos de mestrado e doutorado do PPGCL se organizam a partir de estudos da linguagem que evidenciam as práticas sociais de interação linguística, os processos discursivos de produção de sentido e as manifestações estético-culturais.

Por seu pioneirismo, o PPGCL exerce forte impacto na qualificação dos quadros pós-graduados das instituições de ensino superior e tecnológico de todo o país.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Foto: Mariana Kjillin