#Pracegover foto: na imagem há inúmeros frascos de vacina
#Pracegover foto: na imagem há inúmeros frascos de vacina

Um novo cronograma vacinal contra a Covid-19 foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Capivari de Baixo na noite deste domingo (8), e será válido de 9 a 13 de agosto. Os jovens de 22 a 24 anos serão vacinados na próxima terça-feira (10), das 16 às 20h, na Estratégia Saúde da Família (ESF) Centro II, na rua João Ernesto Ramos, 110, ao lado da Rádio 102 FM (referência). Os capivarienses de quaisquer outras idades poderão se vacinar neste dia, hora e local citados.

A semana inicia com a imunização, nesta segunda-feira (9), da dose complementar aos pacientes protegidos com a Oxford/AstraZeneca até 30 de maio, além da repescagem, neste dia, da primeira aplicação às pessoas com 25 anos ou mais, ambas as ações das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30. Na terça, segue a vacinação no mesmo horário e público citados neste parágrafo, além dos jovens de 22 a 24 anos mencionados no início da matéria. A segunda dose aos deficientes permanentes também ocorrerá no dia 10 de agosto, na Apae, das 9 às 11h. Já na quarta-feira (11), segue a segunda vacinação dos que receberam a AstraZeneca até 1º de junho, e também a aplicação ao público com 22 anos ou mais, desta vez das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30.

A ação prossegue na quinta (12), mas o horário vespertino se estende até as 17h, beneficiando ainda os capivarienses de 22 anos ou mais, e aplicações de segundas doses aos cidadãos com algum tipo de comorbidade, e fechando o ciclo do imunizante aos que tomaram a primeira dose da Oxford até o dia 2 de junho.

Encerrando a semana, na sexta (13), das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30, será a vez das segundas doses da AstraZeneca do público que recebeu a dose inicial até o dia 3 de junho, e primeira dose dos munícipes de 22 anos ou mais. Nesta mesma data, porém das 14 às 20h, ocorre um mutirão para vacinar os professores com a segunda dose.

Até a noite deste domingo, conforme a Secretaria de Saúde da Prefeitura, 79 pessoas de Capivari de Baixo morreram em virtude da pandemia. São 13 dias sem óbito. “Este período já reflete o bom andamento da campanha de vacinação e a ótima adesão popular”, relaciona a secretária da pasta, Andréa Paes.

Os profissionais da vacinação informam que para que tudo possa transcorrer de maneira eficaz e ágil, é necessária a apresentação do cartão do SUS, RG e comprovante de residência e o público deve respeitar o distanciamento social de 1,5 metro na fila, caso haja formação em alguns horários. O uso de máscara é essencial, além da higienização constante das mãos.

De acordo com o último boletim vacinômetro, divulgado na quarta-feira (4), 17.273 doses já foram aplicadas, sendo 12.194 pessoas vacinadas com a primeira dose e 5.079 com as duas ou a dose única (DU) da Janssen. “Entramos em uma boa aceleração da campanha. A partir da próxima semana, deveremos fechar o ciclo de aplicação das primeiras doses ou a DU a todos os adultos, fechando nosso primeiro grande público-alvo. Depois iremos nos atentar à imunização dos adolescentes (12 a 17 anos), ver as diretrizes e quais laboratórios já estão com autorização a este grupo. É um passo por vez, mas não fazemos nada sozinhos. O capívariense tem demonstrado imensa participação nesta luta contra o vírus. Agradeço a cada um que está se protegendo e, assim, salvando a vida de si e do próximo”, reconhece o prefeito Dr. Vicente Costa.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Capivari de Baixo