Um número expressivo de mulheres está procurando a unidade da ESF Centro II nesta terça-feira (22), primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para gestantes, puérperas e lactantes sem comorbidades, além de caminhoneiros, pessoas de 50 a 59 e segundas doses a pacientes previamente protegidos com a primeira e aos acamados (residencial).

Uma fila de cinco a dez pessoas se formou durante boa parte da manhã à espera da vacina, mas a aplicação das doses tem sido feita com rapidez e, por isso, o tempo de espera é curto.

Suelen Vieira Henrique Luiz, 27 anos, grávida há 13 semanas foi uma das tantas gestantes a procurar a ESF, hoje. Estava tranquila em relação à vacina. “A médica me explicou que os efeitos colaterais, se vierem, são bem fracos com esta vacina (Coronavac). Então, tô bem tranquila”, disse a futura mãe.

A campanha prossegue até sexta-feira (25) – menos na quinta-feira (24), feriado municipal, e ocorre das 8h às 11h30 e das 13h15 às 15h30. Nestes horários ocorre a aplicação da primeira dose a caminhoneiros, pessoas de 50 a 59 anos, gestantes, puérperas e lactantes de até seis meses, e segundas doses a pacientes previamente vacinados. Na sexta-feira (25), segue a vacinação no horário e público-alvo citados, mas será incrementada, neste dia, a imunização de pessoas acamadas (1ª e 2ª doses).

Esses são, conforme notas técnicas do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, grupos prioritários. O calendário por idades deverá ser retomado a partir da próxima semana, ainda com data concreta a ser definida. Todo processo está agendado para a Estratégia Saúde da Família (ESF) Centro II, na rua João Ernesto Ramos, 110, na sala de vacina anexa ao posto, ao lado da Rádio 102 FM (referência).

É preciso levar o cartão do SUS, RG e comprovante de residência. A Vigilância Epidemiológica alerta que não adianta tomar só a primeira dose e deixar a segunda para trás, como vem ocorrendo com alguns pacientes, inclusive idosos, que são do principal grupo de risco.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Capivari de Baixo