#Pracegover Foto: na imagem há um homem e uma mulher. Os dois de máscara
#Pracegover Foto: na imagem há um homem e uma mulher. Os dois de máscara

A atenção domiciliar tem avançado significativamente nos últimos anos. Profissionais de saúde e gestores técnicos pontuam que levar equipes multiprofissionais à residência daqueles que precisam dessa assistência faz com que os pacientes fiquem menos tempo nas redes hospitalares internados. Medidas como esta contribuem para diminuição de infecções e assim, o cliente está mais próximo da sua família ou amigos.

Em Capivari de Baixo, nesta segunda-feira (1º), a vereadora Beatriz Alves, a Bia, apresentou uma indicação, que segundo ela, irá colaborar com muitos munícipes. De acordo com a parlamentar, o horário de serviço dos enfermeiros da Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (Emad), podem ser ampliados, inclusive em escalas de plantões. “Tendo em vista algumas visitas realizadas às famílias que fazem uso e são pacientes do Emad, houve muitos relatos de situações emergenciais como, por exemplo, o manuseio de sonda, aplicação de injeção em uso contínuo, bolsa de colostomia em que devido o expediente não foi possível resolver o problema no dia. Foi necessário aguardar o dia seguinte ou levar o paciente até o hospital”, explica.

O serviço é formado por profissionais da equipe multidisciplinar, que trabalham de forma alinhada para proporcionar uma assistência integral e segura. “Portanto, ampliando os serviços em plantões durante a semana após o expediente, finais de semana e feriados, os pacientes e familiares poderão contatar a equipe para que o seu problema seja sanado, que é oferecer no conforto do lar, próximo aos familiares atendimento para aqueles pacientes em tempo necessário”, observa.

O enfermeiro e coordenador do Emad, Rodrigo Vargas, assegura que a medida é necessária e que desta maneira mais munícipes poderão ser atendidos de forma acolhedora e humanizada. “O sucesso terapêutico depende da possibilidade concreta de adotar-se a sequencia de cuidados que devem ser observados após a alta hospitalar. É fundamental que os pacientes egressos e de acordo com as suas reais necessidades possam ser acompanhados e apoiados por equipes multiprofissionais, capazes de dispensar os cuidados de saúde apropriados, mesmo em ambiente domiciliar”, detalha.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul