#Pracegover Foto: na imagem há um homem e uma mulher. Ambos estão de máscaras e ela está com luvas e uma seringa e agulha
#Pracegover Foto: na imagem há um homem e uma mulher. Ambos estão de máscaras e ela está com luvas e uma seringa e agulha

A prefeitura de Capivari de Baixo aderiu às campanhas de vacinação contra a Gripe e Sarampo, incentivadas pelo Ministério da Saúde (MS). Milhões de brasileiros já podem procurar os postos com sala de vacina a partir desta segunda-feira (4). Atenção, pais, a imunização contra o sarampo para as crianças começa somente em maio.

A programação na cidade termelétrica foi definida nesta sexta (1º), pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No país, a meta é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas, somente com a proteção da Influenza, até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento desta campanha.

Conforme o MS, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira remessa já chegou a Capivari.

A SMS informa, de acordo com nota técnica, que os grupos prioritários são idosos, trabalhadores da saúde, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, além dos trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Cuidados de idosos e doulas/parteiras também são prioritários, além de estudantes da área da saúde que já prestam atendimento na área.

A segunda etapa da vacina contra a Gripe vai de 3 de maio a 3 de junho, e tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Documentos necessários para vacinação da Influenza:
Idosos: Carteirinha de vacina; RG, CPF e Cartão do SUS.

Sarampo

De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza. De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

Nesta estratégia, as duas vacinas – tríplice viral e influenza – serão ofertadas para administração no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas na imunização.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul
Fonte: Governo de Capivari de Baixo