Cíntia Abreu
Tubarão

O que para muitos pode ser considerado um grande problema, para os integrantes da Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual (Atidev), a dificuldade é uma chance de mostrar que a vida continua. Neste fim de semana, Tubarão sediará a primeira etapa do Campeonato Estadual para Cegos e Baixa Visão.

Na opinião do presidente da Atidev, Genésio Teixeira Filho, o evento é de fundamental importância para a entidade. “Temos que provar aos amigos que têm a mesma deficiência que somos todos capazes de praticar esportes ou qualquer outra atividade”, salienta Filho.
O grupo de 15 alunos há semanas prepara-se para o evento. A grande novidade será a participação de Pedro Rogério de Souza Silva, 21 anos, que, com a ajuda do professor de orientação e mobilidade Rodrigo Martins de Souza, em uma bicicleta especial, será o competidor no ciclismo.

O presidente da entidade comemora a realização do evento no município. “É a nossa oportunidade de divulgar o trabalho da associação. Tubarão tem cerca de 100 deficientes visuais que precisam de incentivo para a vida”, argumenta Filho.
A Atived realiza os trabalhos com a reabilitação do deficiente visual, a locomoção com bengala e a leitura em braille, para auxílio na inserção no mercado de trabalho. A abertura da 1ª etapa estadual do campeonato, entre esta sexta-feira e domingo, será no ginásio da Escola João Paulo I (Caic).

Programação

Sexta-feira
Abertura
Local: Ginásio do Caic.
Horário: 19h30min.

Sábado
Início das competições
Ciclismo adulto e infanto juvenil
Horário: 15 horas.
Local: José Acácio Moreira – em frente à Unisul.
Bocha
Horário: 9 horas.
Locais: Centro Comunitário São Francisco de Assis (Humaitá de Cima).
Bar do Gambeta – Estrada Geral da Guarda M.D – Bairro São João • Sociedade Recreativa, Esportiva e Cultural Cidade Luz – rua Expedicionário José Pedro Coelho, 339 – Bairro Dehon • Área de Lazer Hotel Sandrini – Estrada Geral da Guarda, Margem Direita.
Boliche de ginásio Masculino e Feminino
Horário: 20h30min.
Local: Ginásio do Caic.

Domingo
Ciclismo contra relógio – mil metros e resistência 4km
Horário: 9 horas.
Local: Avenida José Acácio Moreira – em frente à Unisul.
Final de bocha Masculino e Feminino
Sociedade Recreativa, Esportiva e Cultural Cidade Luz –
rua Expedicionário José Pedro Coelho, 339 – Bairro Dehon