São Ludgero

Com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, serão realizadas diversas ações em cidades da região. 

Em São Ludgero, os representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Escola de Educação Básica São Ludgero, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e a Unibave prepararam várias atividades proativas para o lançamento da campanha ‘Novembro Azul’, que ocorrerá hoje, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. 

As ações serão promovidas nos próximos dias 10, 11 e 24 (confira no quadro). Conforme a secretária de saúde, Nilva Schlickmann Pickler, a campanha é uma forma de contribuir para que os homens possam ficar alertas em relação à doença e se motivem a fazer os exames preventivos. 

“Aos poucos e com a intensificação das campanhas nos últimos anos estamos conseguindo uma mudança de paradigma em relação aos homens, na busca por um especialista para realizarem o exame do toque. O quanto antes for detectada a doença, maiores são as chances de cura”, ressalta.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum da doença no mundo. A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen. É ela que produz 70% do esperma. 

Quando as células deste órgão começam a ser multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer. As camisetas da campanha estão sendo comercializadas na Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Ações que serão realizadas durante este mês
Hoje – Lançamento da campanha ‘Novembro Azul’ na Câmara de Vereadores;
10 – Jogo do Campeonato Coroa Bom de Bola alusivo à campanha, na Associação Becker, às 19h45min;
11 – Missa na Igreja Matriz São Ludgero, às 19h30min, focando a campanha;
24 – Palestra motivacional “Saúde Emocional para evitar o estresse” com Lindomir Cardoso, às 19h30min, no Centro Multiuso Dimas Schlickmann. Ao fim do evento, serão distribuídas autorizações para o exame de PSA para homens acima de 40 anos.