Tatiana Dornelles
C. de Baixo

Em junho do ano passado, Gustavo Nunes de Quadros tinha apenas dois meses e meio e foi receber as primeiras doses da gotinha contra a poliomielite. Neste sábado, já com um ano e três meses, ele será levado pelos pais a um dos postos para ser vacinado. “Levar os filhos para vacinar é garantia de uma vida saudável no futuro”, afirma o pai do pequeno, Jefferson de Quadros.

Este sábado é o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, iniciada na última segunda-feira. A meta da secretaria de estado da saúde para este ano é que sejam imunizadas, no mínimo, 428.177 crianças (das 450.713), o que representa 95% da população catarinense entre 0 e 5 anos.

Vários postos de vacinação na Amurel estarão abertos, das 8 às 17 horas, para receber os pequenos, além de serem realizadas blitze em diversas ruas e avenidas. A meta para a região é vacinar cerca de 15.916 crianças com idade inferior a 5 anos, dos 14 municípios de abrangência da 20ª Regional de Saúde, em Tubarão.

Algumas cidades da região
Os tubaronenses podem levar os filhos a um dos postos de saúde (todos estarão em funcionamento), das 8 às 17 horas, ou no Farol Shopping, das 11 às 17 horas. A meta, segundo a secretaria de saúde da prefeitura de Tubarão, é imunizar 5.627 crianças, o equivalente a 95%. Em Capivari de Baixo, todos os postos ficarão abertos e haverá duas barreiras: uma no bairro Santo André e outra no Posto Polauto. A intenção é que 1.352 pequenos recebam a gotinha. Nos outros municípios, os postos também estarão abertos nos mesmos horários.