A campanha de imunização contra a gripe H1N1 (Influenza) começa nesta segunda-feira (12), em Capivari de Baixo. A população idosa, que sempre foi o grupo prioritário a ser imunizado, desta vez ficará para uma etapa posterior devido ao fato de já estar sendo protegida com as doses contra a Covid-19.

Em razão disso, os grupos prioritários nesta primeira fase são as crianças de 6 meses completos até 5 anos, 11 meses e 29 dias, e crianças com algum tipo de comorbidade, até 8 anos. Esta etapa inicial prossegue até o dia 10 de maio. As puérperas e as gestantes também estão no grupo prioritário.

Durante a vacinação desses públicos-alvo, a Secretaria de Saúde do município organizará a divulgação dos demais grupos, incluindo aí a parcela de idosos que tenham encerrado a imunização contra a Covid. A ação ocorrerá nas salas de vacina da rede, nos ESFs Três de Maio e Centro I.

O prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa convoca a população para tomar esta dose importantíssima contra o vírus da Gripe. Lembrando que a aplicação é anual. “Dividimos bem o público para não haver qualquer tipo de aglomeração, e geralmente cada etapa dura cerca de 30 dias. Ainda vamos avaliar a necessidade de um Dia D. Vamos proteger nossa população ao máximo, como já estamos fazendo com as campanhas da Covid-19 e Febre Amarela”, informa.

 

Idosos terão suas doses asseguradas

A Secretaria Municipal de Saúde pede aos idosos que fiquem tranquilos em relação à garantia de serem vacinados contra a H1N1. Por recomendação do Ministério da Saúde, que teme que um imunizante possa apresentar reações ao interagir com o outro, a recomendação é dar prioridade à vacina contra a Covid.

Ainda não há informações conclusivas quanto ao prazo de espera para se vacinar contra a H1N1 após a vacinação da Covid. A Vigilância Epidemiológica de Capivari fará um comunicado oficial oportunamente quanto ao período de espera a ser seguido e quando será disponibilizada a vacina da H1N1.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul