O calor deste final de semana antecedeu a entrada de uma frente fria, nesta segunda-feira (19),  que trará chuva ao Estado. Durante a madrugada e começo da manhã houve pancadas de chuva no Oeste, Serra e Sul. O dia vai seguir com muitas nuvens e períodos de chuva nessas três regiões.

Nas outras partes do Estado o sol aparece pela manhã acompanhado de nuvens. A tarde terá  um aumento dessas nuvens, provocando instabilidades. Há chance de temporais com raios, trovoadas e rajadas de vento. 

A madrugada teve temperaturas altas em cidades do Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Por voltas das 4h da manhã fazia 28°C em Praia Grande, 26,4°C em Florianópolis e 26°C em Balneário Barra do Sul. Esse calor aumenta ainda mais ao longo do dia nas cidades entre a Grande Florianópolis, Vale e Norte, onde pode fazer até 36°C. 

Nas outras regiões a temperatura será mais agradável à tarde com que a chuva chegando primeiro nessa parte do Estado.

Temperatura bem alta, começa a cair de noite nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Mínimas; 18/24°C na maior parte do Estado, entre 19/24°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 11/14°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales no fim da noite. Máximas entre 28/34°C na maior parte de SC, 22/25°C no topo da serra/cidades+ de 1200/1300 m, entre 36/39°C em pontos do litoral centro norte e baixo vale do Itajaí. 

Vento bem variável, mais de norte/oeste a sudoeste/sul no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 35/55 Km, períodos de fraco. Picos perto ou acima dos 0,5/1,0 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,5/3,0 m no alto mar. Ruim para barcos pequenos de tarde/noite. Vento variável, mais de norte/oeste a sudoeste/sudeste com rajadas ocasionais acima dos 30/50 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; risco de tarde/noite. Algum risco de manhã no oeste.