Na tarde da última terça-feira, 26, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), de Laguna, participou de mais um evento comemorativo ao Bicentenário de Nascimento de Anita, na cidade de Brusque (SC). No município, foi plantada a 15ª Rosa de Anita. O híbrido floral foi plantado no jardim em frente ao auditório do Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

Em ato conduzido pelas guardiãs de Anita Ivete Scopel, Andreia Noal e Simone Ramos, a muda da rosa foi entregue à reitora da Rosemari Glatz, em seu gabinete. O ato foi acompanhado pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Crippa, o vice-reitor e pró-reitor de Administração, Sergio Fantin, além de diretores das suas faculdades. Como contrapartida pela adesão ao convênio internacional, o CulturAnita entregou à reitora dez volumes do livro “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita” e dez volumes da obra “Anita: a guerreira das Repúblicas e da Liberdade”.

O plantio da rosa foi feito na sequência, com a participação de diversas autoridades e professores, principalmente do curso de Pedagogia, que sob a direção da professora Eliane Kormann já está inserido na programação do Bicentenário de Anita. Professores e alunos, coordenados pela professora Ivanete Lago Groh, realizaram diversos eventos, como produção de músicas, audiovisuais, poesias e peças teatrais, todos com o tema Anita Garibaldi.

À noite, a programação incluiu uma palestra ministrada pelo diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin. Durante duas horas foram apresentados fatos sobre a vida da heroína para o corpo docente da faculdade de Pedagogia e convidados.

“Nossa intenção é que o projeto vá além das comemorações garibaldinas deste ano, pois a Unifebe pretende estabelecer convênios e intercâmbios com instituições educativas existentes nas cidades italianas vinculadas ao projeto da Rosa de Anita”, comenta a reitora. Os eventos foram prestigiados por diversas autoridade da região, como a secretária municipal de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo; a coordenadora regional de Educação, Luciana Pasa Tomasi; a administradora da Casa de Brusque, Zane Marcos,  superintendente da Fundação Cultural de Brusque; e a superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jenifer Schlindwein.

“A importância que a memória de Anita representa para a aproximação e desenvolvimento cultural e educacional da cidades catarinenses com as cidades italianas envolvidas no projeto da Rosa de Anita”, afirma o desembargador aposentado, Carlos Prudêncio, presidente do Instituto dos Magistrados em SC e presença constante nos eventos que o CulturAnita promove.

O evento, ressalta Cadorin, “realizado em parceria com a Unifebe e todos os demais que já ocorreram em comemoração do Bicentenário de Anita, serão inserido em um QRCode internacional que está sendo organizado pela Comuna de Veruchio, com apoio do Governo da Região da Emiglia-Romagna e supervisão de Andrea Antoniolli, diretor do Museo Renzi, com quem em 2018 o CulturAnita firmou o convênio internacional para as celebrações do Bicentenário da Heroína”.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: CulturAnita