Braço do Norte tem 138 curados da Covid-19

Braço do Norte tem 138 pacientes que se curaram do novo coronavírus (Covid-19). A cidade registrou 146 casos positivos da doença, no entanto, somente seis pessoas ainda não estão curadas e seguem em tratamento.

Do total de 730 exames realizados no município, 575 foram descartados, 24 estão em monitoramento domiciliar e dois morreram em decorrência da doença. A Cidade do Vale tem ainda dez casos suspeitos aguardando resultado de exame.

A infecção causada pelo coronavírus Sars-CoV-2 já contagiou mais de quatro milhões de pessoas no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera, no caso dos doentes confirmados por critério laboratorial, que estão recuperados aqueles que tiveram dois resultados negativos para SARS-CoV-2 com pelo menos um dia de intervalo. Já nos casos leves de covid-19, a OMS estima que o tempo entre o início da infecção e a recuperação dure até 14 dias.

O Ministério da Saúde (MS), informa que, no caso do Brasil, o número de recuperados considera os dois critérios da OMS. De um lado, entram na conta pacientes com infecções mais graves que foram internados e passam por novos testes para identificar se o vírus continua ativo no organismo. Do outro, estão os pacientes com casos leves, que entram na conta de recuperados quando não apresentam mais os sintomas após 14 dias do início da infecção.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

No Brasil, as primeiras ações ligadas à pandemia do covid-19 começaram em fevereiro, com a repatriação dos brasileiros que viviam em Wuhan, cidade chinesa epicentro da infecção. Em 15 dias, o país confirmou a primeira contaminação, quando a Europa já confirmava centenas de casos e encarava mortes decorrentes da covid-19.