Liliane Dias
Braço do Norte

Para resgatar e incentivar a preservação ao meio ambiente e conscientizar a população de que esse cuidado é responsabilidade de todos, a Cerbranorte, com o apoio da Afubra e da secretaria de agricultura da prefeitura de Braço do Norte, promove a semana de conscientização em comemoração ao Dia da Árvore.

Durante toda a semana, várias escolas – de Braço do Norte e Rio Fortuna – serão visitadas. “A intenção é que, durante a semana, possamos apresentar a campanha e levar uma muda de árvore, além de ensinar como plantá-la”, adianta a psicóloga responsável pelo RH da Cerbranorte, Anelise Raldi de Moraes.

Além da visitação às escolas, serão distribuídos materiais educativos e mudas de árvores no centro de Braço do Norte. A campanha termina no próximo domingo, com uma espécie de blitz no centro da cidade (em frente ao Bradesco). Serão distribuídos kits informativo e uma muda de árvore nativa.

Reflorestamento
Preocupada com a questão ambiental, a Cerbranorte desenvolveu o programa ‘Viveiro Florestal de Árvores Nativas’. O intuito é de fornecer mudas para a preservação das matas da região. No primeiro semestre de funcionamento, foram produzidas diversas espécies de caroba, ipê roxo e amarelo, garapuvu e cedro.
Nesse mesmo período, foram distribuídas cerca de 12 mil mudas, entre espécies florestais e frutíferas.

Destas, 80% foram usadas para o reflorestamento de áreas degradadas nos municípios de Santa Rosa de Lima, Grão Pará, São Ludgero, Armazém, Tubarão, Jaguaruna, Sangão, Braço do Norte e Rio Fortuna. A Cerbranorte pretende trabalhar a conscientização de crianças em idade escolar, em Braço do Norte e Rio Fortuna, através de ações específicas direcionadas à preservação do meio ambiente.