Liliane Dias
Braço do Norte

A Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Asacad), de Braço do Norte, conhecida como Casa Lar, comemora 20 anos em agosto. A entidade atende crianças e adolescentes entre sete e 15 anos ou que tenham entrado na primeira série do ensino fundamental.

Atualmente, a Casa Lar conta com 14 funcionários e dez voluntários, que atendem a aproximadamente 215 jovens em turnos alternados, de segunda a sexta-feira. Através deste atendimento, tenta-se despertar na criança uma visão diferente quanto ao estudo e à sociedade em que vive.

“As crianças e adolescentes que estudam de manhã vêm direto da escola para cá, almoçam e passam toda a tarde. Já as que estudam à tarde, vêm pela manhã e saem daqui depois do almoço direto para as escolas. Todas recebem duas refeições diárias, além de participarem de diversas atividades”, detalha a coordenadora da associação, Marli Sombrio de Oliveira.

A entidade sobrevive com doações de empresas que contribuem mensalmente. O pagamento dos funcionários é feito pela prefeitura, pessoas e entidades da comunidade, além de eventuais campanhas realizadas para angariar fundos e doações através do projeto Fome Zero. “As empresas ajudam pagando as despesas da casa, mandando alimentos e materiais de limpeza. Já as entidades, quando realizam campanhas, destinam alimentos para nós. A doação pelo Fome Zero é de frutas e verduras para as crianças”, revela.

A instituição também aceita doações de roupas de cama, de uso pessoal, sapatos e materiais escolares. “O que recebemos aqui, temos para quem direcionar. O que deixa de servir para você pode ser útil para a família de uma das crianças”, afirma.