Região Metropolitana de Tubarão é composta por 19 municípios. Modificação impacta positivamente na busca por recursos, especialmente na esfera federal.
Região Metropolitana de Tubarão é composta por 19 municípios. Modificação impacta positivamente na busca por recursos, especialmente na esfera federal.

Tubarão

Agora Santa Catarina passará a ser vista com uma nova divisão geográfica. Desde esta sexta-feira, o estado está conceituado em oito regiões metropolitanas. O governador Leonel Pavan (PSDB) sancionou o projeto de lei complementar 52/09, aprovado pela assembleia legislativa no último dia 8.
A divisão foi feita de forma a atender os requisitos legais para a criação das regiões metropolitanas. Com isso, os municípios, especialmente os menores em número de habitantes, poderão ser alvos do desenvolvimento de projetos maiores, pois os recursos, quando solicitados para uma região, têm prioridade de investimento, especialmente junto ao Ministérios das Cidades.
 

As regiões catarinenses serão compostas por um Núcleo Metropolitano e uma área de expansão metropolitana, tendo como sede os municípios de Florianópolis, Blumenau, Rio do Sul, Joinville, Lages, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Chapecó.
Na Região Metropolitana de Tubarão, a novidade é a inclusão dos municípios de Paulo Lopes e Garopaba. O primeiro, antes, integrava a Grande Florianópolis. A região de Criciúma também foi ampliada.
 

Isto porque os 11 municípios que compõem a Amrec não conseguiam, juntos, formar um grupo com o número de habitantes necessários à criação da região metropolitana. Desta forma, foram adicionadas as cidades do extremo sul.

Regiões Metropolitanas do sul


• Formam a Grande Tubarão os municípios de:
Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio, Braço do Norte, Armazém, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Laguna, Garopaba, Imaruí, Imbituba e Paulo Lopes.

• Formam a Grande Criciúma os municípios de:
Região Metropolitana de Criciúma – composta pelos municípios de Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso, Urussanga, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.