Tatiana Dornelles
Tubarão

Infelizmente, no Brasil, ainda há muita corrupção durante o período eleitoral, como troca de favores, compra de votos, escolha dos candidatos por afinidade, troca de votos por um caminhão de areão ou por uma dentadura, entre tantos outros atos ilegais que ocorrem antes e até no dia do pleito.

Por isso, em Tubarão, uma bandeira foi levantada pela Associação das Donas de Casas e Consumidores (Adocon): é a campanha Eleições Limpas, cujo objetivo é conscientizar o eleitor a escolher os candidatos pelas propostas apresentadas, pela sua idoneidade e seu histórico.

“Em uma reunião com a diretoria da Adocon decidimos lançar esta campanha em prol das Eleições Limpas, para que o cidadão não troque o seu voto por dinheiro, não aceite nada em troca, não vote apenas por ser amigo de tal candidato. O eleitor precisa votar naquele que apresente propostas, seja idôneo”, explica o presidente da associação, Fabrício Benedet.

A intenção da Adocon é buscar o apoio de outras entidades, como a Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampe), além de sindicatos. Após conversar com os representantes das entidades de classe, o objetivo é fazer uma grande campanha na mídia, para que o eleitor seja bem conscientizado.

“Pretendemos começar, na próxima semana, a campanha nos veículos de comunicação. Será algo intensivo, que será divulgado até o dia 5 de outubro. Muitas pessoas ainda trocam o voto por favores, ou decidem votar na pessoa porque é amiga. Mas nem sempre as propostas são boas”, ressalta.