Foto: Ricardo Wolffenbüttel | Governo de Santa Catarina

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta sexta-feira, 4, o nono relatório de balneabilidade da temporada de verão. Dos 237 pontos analisados pela pesquisa, 155 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 65,4%. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 67 estão em condições de receber banhistas (77,0%).

O monitoramento da qualidade da água do mar e a divulgação dos resultados das pesquisas são realizados pelo IMA para orientar os banhistas sobre quais locais estão próprios ou não para mergulho na costa de Santa Catarina. Os pontos são identificados com placas de sinalização. Desta forma, vale lembrar que, a retirada, adulteração e/ou qualquer ato de vandalismo das placas que indicam se o ponto está próprio ou impróprio para banho é crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98.

“Os atos de vandalismo e a subtração da sinalização é crime ambiental, pois omite uma informação de utilidade pública que tem o objetivo zelar pela saúde de todos os usuários, no que diz respeito à balneabilidade”, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.

As coletas são efetuadas em 27 municípios litorâneos, em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte, compondo os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. O calendário de coletas é divulgado antecipadamente e está disponível no site do IMA neste link. Os resultados do monitoramento são atualizados automaticamente e podem ser conferidos na íntegra no site:  https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/ e no aplicativo Praia Segura.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul
Fonte: Governo de Santa Catarina