Imbituba

Em um sobrevoo realizado pelo Projeto Baleia Franca (PBF), sexta-feira, entre Palhoça e Balneário Rincão, foram avistadas 14 baleias franca, entre fêmeas e filhotes. Este foi o último voo realizado nesta temporada. A atividade faz parte do Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e adjacências.

Dos sete pares avistados, seis estavam na enseada de Ibiraquera e Ribanceira, em Imbituba. “A avistagem dos seis pares de fêmea com filhote na enseada de Ibiraquera e Ribanceira (Imbituba) já era prevista, considerando nosso monitoramento diário feito por terra naquela região. A surpresa ficou por conta do par de fêmea com filhote avistado em Laguna”, relata a diretora de pesquisa do PBF, Karina Groch.

Quem quiser ver as baleias este ano deve ser rápido. Dados das últimas temporadas mostram que a primeira quinzena de novembro representa o fim da temporada. “Dois pares que se estavam na enseada de Ibiraquera e Ribanceira apresentavam comportamento pré-migratório, estando mais afastados da costa. Os sete filhotes já estavam grandes e bem gordinhos, o que dá segurança às mães para voltarem às águas polares, áreas de alimentação das baleias francas”, explica Karina.