Wagner da Silva
Braço do Norte

Neste domingo, os moradores do bairro União, em Braço do Norte, realizam um sonho de mais de 40 anos: inauguram um campo de futebol. O local foi batizado com o nome de Pedro Dutra, presidente da Associação Atlética União por mais de 20 anos e um dos maiores incentivadores do futebol na comunidade. A cerimônia de inauguração inicia às 8h30min.

O presidente da associação, Sérgio Carara, conta que o projeto esteve engavetado por anos, e ganhou força em 2001. “A luta é antiga. Não recebemos apoio do último administrador. Há alguns anos, devido à diretoria participante e o envolvimento da comunidade, solicitamos o apoio do atual prefeito e conseguimos realizar este sonho”, enfatiza o presidente. Ele acrescenta que muitas pessoas participaram do projeto e da execução. “A prefeitura ajudou, mas as pessoas do bairro que doaram o material e a mão-de-obra foram tão importantes quando o auxílio da atual administração. Sempre lembradas por nós para sempre”, elogia Carara.

Uma pessoa especial também será homenageada na inauguração: Esperandina Rosa Dutra, viúva de Pedro Dutra. “Ela é ativa e sempre esteve envolvida com a associação e um dia me pediu: ‘Nunca deixe o time do União cair, era o orgulho de meu marido’”, recorda o presidente, emocionado. O campo não será usado somente para receber jogos de campeonatos amadores, mas também será o centro de vários projetos desenvolvidos pela associação.

Carara adianta que o União voltará a ter um time no principal campeonato regional, organizado pela Liga Verde Vale, mas não ficará só nisso. Já este ano, o campo será utilizado pela escola Atílio Ghisi para aulas de educação física. A criação de uma escolinha de futebol também é estudada pela diretoria.