A avenida Marcolino Martins Cabral receberá nos próximos meses um projeto de paisagismo com 53 canteiros que serão adotados por empresas privadas. A iniciativa foi idealizada pelo vereador Estêner Soratto Júnior e apresentada ao prefeito Joares Ponticelli nesta quarta-feira (2).

O modelo apresentado é de custo zero ao município. A aquisição das mudas de árvores e de plantas que formam cada canteiro ficará por conta das empresas interessadas em adotar o espaço e que poderão expor sua marca em uma placa padronizada, prática prevista na Lei Municipal 1405 de 1989.

Com a colaboração da esposa na ideia, a arquiteta Graziele de Souza, Estêner Soratto Júnior partiu em busca de um profissional que criasse o projeto para ser aplicado na principal avenida da cidade. Coube à engenheira agrônoma e paisagista Franciny Koch elaborar o material que foi apresentado ao prefeito Joares; a chefe de Gabinete Kércia Cardoso Menegaz; ao secretário de Urbanismo Edson da Silva Júnior; ao diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Júlio César Ângelo Rodrigues e ao gerente de Serviços Públicos, da secretaria de Infraestrutura, Douglas Antunes.

Franciny demonstrou simulações de canteiros inseridos em fotografias reais em trechos da avenida com espécies resedás, hortências e capim-do-texas. O projeto leva em conta questões como época da floração, tamanho e segurança ao trânsito para não atrapalhar a visibilidade dos motoristas.

A adoção dos canteiros, que serão colocados no trecho entre a rótula com a rua Lauro Müller, no bairro Passagem, e o cruzamento com a rua Vidal Ramos, no Centro, poderá ser feita através do preenchimento de um requerimento junto à Funat. Na apresentação do projeto já participaram na condição de empresas interessadas em adotar canteiros representantes da Oral Sin e Produpan.

A expectativa do vereador Soratto Júnior é de que os canteiros comecem a ser implantados em dois meses.

“É uma iniciativa muito interessante, não só pela questão dos custos ficarem por conta da iniciativa privada através de empresas que adotarão os canteiros, mas por ser uma ação que tornará mais bonita aquela que é a principal avenida da cidade. Vamos fazer acontecer o quanto antes”, destacou o prefeito Joares.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Tubarão