#Pracegover foto: na imagem uma piscina e uma nadadora
#Pracegover foto: na imagem uma piscina e uma nadadora

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou na última sexta-feira (20) o Ranking Nacional dos Clubes de 2021. A Associação Tubaronense de Natação (ATN) figura na 15ª posição entre as equipes no Brasil, a 4ª melhor do Sul do país e o melhor grupo de Santa Catarina.

Os elencos da Associação Jaraguaense de Incentivo da Natação de Jaraguá do Sul, Associação Joinvillense de Natação de Joinville e Itamirim Novos Cielos/Nadar Itajaí de Itajaí ocupam a 20ª, 22ª e 23ª ocupação no ranking. O Minas Tênis Clube de Minas Gerais, o Sport Clube Corinthians de São Paulo e o Clube de Regatas do Flamengo do Rio de Janeiro estão entre as três melhores equipes do país.

No Brasil o primeiro campeonato oficial de natação ocorreu em 1898, no Rio de Janeiro,  numa travessia de 1.5 mil metros entre a Fortaleza de Villegaignon e a Praia de Santa Luzia, mas piscinas fechadas, exclusivas para competições, só começaram a ser utilizada cerca de 30 anos depois. Até os anos 40, em virtude dos costumes da época, nadadores de ambos os sexos usavam trajes de banho completos. Eles causavam grande atrito com a água e foram sendo reduzidos ao longo do tempo, até que nadadores masculinos usassem as famosas sungas de natação.

A natação está presente desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma, 1960 e recebe atletas com os mais variados tipos de deficiência, seja físico-motora, visual ou intelectual. Alguns dos nadadores mais rápidos do mundo podem atingir quase 10 km/h numa piscina, mas pareceriam uma pessoa caminhando ao lado de um carro numa competição com o marlim, considerado um dos peixes mais rápidos do mundo e capaz de atingir até 110/km em alto mar.

A maior piscina do mundo fica no Egito, mede 96.800 m² e leva várias semanas até que esteja cheia. A Citystars Sharm El Sheikh é considerada oficialmente a maior massa de água já produzida pelo homem. Já a maior do Brasil, tem 20 mil m² e fica em Cuiabá, no Mato Grosso.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul