É provável que um pássaro tenha levado uma semente para cima do poste
É provável que um pássaro tenha levado uma semente para cima do poste

Karen Novochadlo
Tubarão

 
Uma árvore no mínimo curiosa tem despertado a atenção dos tubaronenses. Afinal, nasceu e cresceu em local inusitado: em cima de um poste de energia elétrica, na rua Anastácio Theófilo Teixeira, no bairro Humaitá.
 
A planta já tem quase dez anos. E a Celesc já tentou removê-la uma vez, mas os moradores da redondeza não deixaram. “Já fizemos um estudo e concluímos que não há perigo. Não é necessário retirá-la por enquanto”, revela o assessor da regional da Celesc em Tubarão, Gerson Bittencourt.
 
Não se sabe como a planta foi parar lá. A especulação é de que um passarinho tenha carregado sementes e um pouco de terra para fazer um ninho. E, como este modelo de poste é oco por dentro, permitiu o nascimento no topo. Aos pouquinhos, os moradores observaram a mudinha crescer. E foi uma surpresa. 
 
“Se um dia for para retirar a árvore, que seja para replantá-la. Mas, por enquanto, ela não atrapalha ninguém”, avalia o morador Nilo Magri, 52 anos, ciente de que no futuro será necessário transferir a planta para outro lugar. Pelo tipo de folha, acredita-se que seja um tipo de figueira. 
 
Nilo e os filhos monitoram o crescimento. “Em todos estes anos, nunca a vi seca ou sem folhas. Sempre vem gente aqui para vê-la”, relata.