Após fortes chuvas, famílias estão desabrigadas em Criciúma

As chuvas fortes que caíram sobre a região Sul de Santa Catarina afetaram diversas famílias. Em Criciúma, no bairro Quarta Linha cerca de dez famílias estão desabrigadas e passaram a noite em um abrigo improvisado no salão da igreja da comunidade. 

Voluntários levaram comidas, travesseiros, roupas, colchões, cobertores e estão cuidando das famílias. Daiane Leodegaria, de 28 anos, precisou sair de casa, pois a residência estava cheia de água. “Os voluntários me trouxeram para cá. Vim com meus filhos de cinco e nove anos”, explica. 

Ela conta que está é a quarta enchente que enfrenta. “É uma situação difícil, amanhã que vou saber o tamanho do prejuízo”, pontua.

Já Nagila Moreira Cunha, de 25 anos, está no abrigo com seu esposo e três filhos. “A água estava pegando no meu joelho. Botei alguns móveis para cima, mas a água entrava por tudo”, comenta. 

O 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) está nas ruas ajudando os moradores. O comandante da unidade, tenente-coronel Sousa Neto, explicou que uma equipe de resgate composto por cinco militares trabalhou no bairro Quarta Linha. Na região Sul, ao todo 58 militares trabalharam.

A vereadora Geovana Benedet Zanettefoi até ao local para ajudar a comunidade. “Desde as 17h30 estamos envolvidos com o bairro. Percorremos as ruas e vimos que estava aumentando a água. Foi tudo muito rápido. A comunidade é solidária e já conseguimos o salão para abrigar as pessoas que precisaram”, explica. “Neste sábado vamos analisar os prejuízos. Não sabemos a situação real”, acrescenta.