Amanda Menger
Tubarão

Quem já passou pela Pastelaria Skala, em Tubarão, próximo ao supermercado Giassi, já deve notado a presença constante de cães em frente ao estabelecimento comercial. E não é à toa que os bichinhos procuram o local. É que o proprietário Antonio Cavagnoli trata dos animais não apenas com ração ou água, mas também com cuidados médicos. Mais de 1,6 mil cães (machos e fêmeas) já foram castrados.
“Cuido daqueles que aparecem aqui na frente da pastelaria, afinal, os animais não têm culpa de serem abandonados. Para não vê-los sofrendo, eu cuido, levo no veterinário, na agropecuária e, quando é possível, levo para que façam a cirurgia de castração”, relata Antonio.

Após serem castrados, o comerciante os devolve às ruas. “Pelo menos, eles não irão procriar e aumentar o número de cães nas ruas. Não sou contrário ao canil municipal, mas não pode ser um mero depósito de animais. Tem que ter pessoas capacitadas e que gostem dos bichinhos para cuidar deles”, afirma Antonio.
Para poder ajudar os animais, o comerciante conta com o apoio de dois médicos. “Eles auxiliam como pode. Além disso, o veterinário Márcio Freccia, que faz as castrações, faz um preço menor pelas cirurgias, o que também ajuda”, conta Antonio.

Uma das preocupações do comerciante é com o atropelamento de cães. “Tem muitos carros que passam pela avenida Marcolino Martins Cabral em alta velocidade e atropelam os animais. Cuido daqueles que posso, mas é muito triste, é de cortar o coração ver os bichinhos feridos”, lamenta Antonio. O amor pelos animais é tão grande que oito cães que perambulavam na avenida foram adotados e levados para casa. “Essa é uma responsabilidade que é de todos”, observa.