Uma reunião nesta semana, na sede da Amurel, consolidou a criação de mais um colegiado organizado e apoiado pela Associação: O Colegiado de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A intenção de criar um grupo em âmbito regional para discutir temas relacionados ao desenvolvimento e à inovação já vinha sendo manifestada há algum tempo pelos titulares das pastas nos municípios e também pela Amurel.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Tubarão Giovani Bernardo foi escolhido pelo grupo como o coordenador do Colegiado e secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Gravatal, Thiago Deodato Pereira foi definido como vice-coordenador.

“O colegiado é mais uma iniciativa do ponto de vista do desenvolvimento regional, o que já acontece em outros segmentos, como turismo, cultura, agricultura, entre outras. O desenvolvimento econômico é um pouco mais abrangente estamos com esta proposta de identificar de que forma podemos atuar de maneira mais integrada de modo que toda a região cresça. Já temos instrumentos regionais prontos, como o Centro de Inovação, que está em Tubarão, mas é regional, o próprio observatório, em parceria com a Fundação Unisul e Fiesc, que estará no Centro de Inovação e servirá para esta iniciativa. Agora, com os secretários sentando à mesa, no colegiado, discutindo os problemas regionais, não só de políticas públicas, mas também de infraestrutura e outros processos, com certeza a região ganhará muito”, avalia o coordenador do Colegiado, Giovani Bernardo.

Além da definição de pautas a serem tratadas pelo grupo futuramente a reunião serviu também para estabelecer um calendário de reuniões mensais. O diretor executivo da Amurel Celso Heidemann esteve presente à reunião híbrida e fez uma breve explanação sobre a Associação de Municípios aos participantes.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Amurel