Capivari de Baixo

Alunos das seis turmas de primeiras séries do ensino médio e do magistério da Escola de Educação Básica Doutor Otto Feurschuette,em Capivari de Baixo, realizarão nesta terça-feira uma visita à aldeia Tekoa Marangatu, na reserva indígena em Imaruí. Durante a visita, eles conhecerão a escola da aldeia e como é a rotina de estudos, que inclui o ensino da língua materna, conciliando o trabalho e o dia a dia da comunidade.

De acordo com o assessor de direção da escola, Aguinaldo Vieira, esta é a segunda vez que a instituição de ensino de Capivari de Baixo promove a visita à aldeia, em Imaruí. “A unidade comemora a ‘Semana dos Povos Indigenas’, entre o dia 22 a 26 deste mês, porém a visita ocorre alguns dias antes. A professora de história junto com as nossas alunas do magistério redigiram uma carta e enviaram as estudantes do magistério de lá e há poucos dias recebemos uma carta das discentes da aldeia. O projeto é semelhante a um intercâmbio”, explica Aguinaldo.

A atividade faz parte do projeto sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos que é desenvolvida nas disciplinas de artes, história e filosofia. A comunidade escolar tem feito uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis,  roupas e calçados, que estejam em boas condições de uso para serem doados aos integrantes da aldeia. Quem puder colaborar, poderá deixar a sua doação até esta segunda-feira  na unidade escolar.

No próximo dia 19 de abril comemora-se o Dia do Índio no continente americano. A data foi oficializada no Brasil em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto de lei nº 5.540. O dia 19 foi escolhido porque, em 1940, foi realizado o Primeiro Congresso Indígena Interamericano, no México. O evento contou com a presença de diversas autoridades governamentais e líderes indígenas da América.