Após vencerem as duas primeiras etapas do Festival Nossa Arte em Santa Catarina, as alunas Paula Roberta Alves Macedo, 28 anos, e Natália Mandelli Bortolotto, 21, foram classificadas e representarão a cidade de Urussanga na terceira etapa que acontecerá em Manaus (AM) em novembro.

Entre as modalidades de dança folclórica, música, teatro, artes visuais, confecção de cartões de natal, as alunas urussanguenses se destacaram no artesanato. “Gosto muito de confeccionar estes trabalhos, são bonecas africanas feitas de filtro de café limpos e sujos. Confeccionamos as famílias, com os filhos, as mães e os pais”, salienta a aluna vencedora Natalia Mandelli Bortolotto.

A dedicação e a preparação de meses das alunas, junto com a professora responsável, renderam trabalhos premiados. “Tudo foi realizado com muito amor e o que mais me deixa feliz é que a parte de criação e confecção das bonecas é com as meninas, tudo é do jeito delas. Se inspiram em algum personagem que admiram e trazem isso para a sala de aula. Fiquei muito feliz em poder representar Urussanga e a nossa escola nesta terceira etapa, é gratificante demais todo esse trabalho”, afirma a professora de Artes, Marizete Martins Concer.

O Festival é nacional e ocorre em três etapas. Para estarem entre as finalistas estaduais, as escolas primeiro foram campeãs na seletiva regional. “Este resultado é fruto de muito trabalho e carrega um pouco de cada um de nós daqui da Apae de Urussanga. Todos trabalham juntos e além de trabalhar os conteúdos em sala, trabalhamos com a inclusão e com a criatividade dos alunos”, pondera a diretora da Apae de Urussanga, Maristela Vieites de Jesus.

O Festival Nossa Arte teve início em Outubro de 2018, e é promovido pela Federação das Apaes de Santa Catarina e reuniu no norte catarinense representantes das 190 Apaes do estado.