DEFESA CIVIL ESTADUAL

ATENÇÃO 1: TEMPORAIS ISOLADOS NESTA SEGUNDA (04) E TERÇA-FEIRA

Início: 04/11/2019 às 15h

Fim: 05/11/2019 às 9h

Previsão: Entre a tarde desta segunda-feira (04) e manhã de terça-feira (05), a atuação de áreas de instabilidade combinadas com alta umidade do ar e calor intenso favorecem ocorrência de temporais em todo estado catarinense. Espera-se pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios, rajadas de vento intensas e queda de granizo. Nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, atenta-se para tempestades severas, isto é, com maior potencial de danos.

Recomendações: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

—————————————–

ATENÇÃO 1  – CHUVA VOLUMOSA ENTRE SEGUNDA E TERÇA-FEIRA (04-05)

 

Início: 04/11/2019 às 18h

Fim: 05/11/2019 às 18h

Previsão:  A partir do final da tarde de segunda-feira (04) e ao longo da terça-feira (05), estão previstos acumulados elevados de precipitação em grande parte de Santa Catarina. Nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul (áreas em laranja no mapa) esperam-se acumulados acima de 70 mm. Não se descarta volumes pontualmente altos em curto período de tempo devido a condição de temporais (conforme aviso anterior), podendo provocar alagamentos e enxurradas.

Regiões: Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

—————————————

ÚLTIMOS AVISOS DA DEFESA CIVIL DE SC 

ATENÇÃO 04/11 11:43 – TEMPORAL isolado com possibilidade de granizo para a região do Litoral Sul, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 04/11 11:05 – TEMPORAL isolado com possibilidade de granizo para os municípios de Jacinto Machado e Turvo, na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

————————————-

PREVISÃO DO TEMPO PARA A SEMANA 

Terça-feira (05/11):

Tempo: encoberto com chuva por alguns momentos na maior parte do dia em todas as regiões de SC, melhorando entre a tarde e noite. Risco de temporais localizados com ventania e granizo, especialmente na madrugada e manhã.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado devido à elevada umidade do ar. A temperatura diminui no final do dia devido à entrada do vento sul.

Vento: noroeste, passando a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o Sul do Brasil e deslocamento de uma frente fria pelo litoral do RS e SC.

Quarta-feira (06/11):

Tempo: presença de sol na maior parte do dia, com aumento de nuvens durante a tarde. Pancadas de chuva com descarga elétrica à tarde do Oeste ao Planalto. À noite chuva fraca na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, devido à circulação marítima (ventos úmidos do mar).

Temperatura: agradável, com elevação no decorrer da manhã.

Vento: sudeste passando a leste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Quinta-feira (07/11):

Tempo: encoberto com chuva ocasional especialmente no início e fim do dia na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, devido à circulação marítima. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte dia de tempo instável com chuva por alguns momentos. À tarde mais nebulosidade com pancadas de chuva no Litoral Sul e Planalto Sul.

Temperatura: com pouca variação devido à cobertura de nuvens e à chuva ocasional.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Sexta-feira (08/11):

Tempo: instável com mais nebulosidade e chuva por alguns momentos no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, devido à circulação marítima. Do Oeste ao Planalto Sul presença de sol com pancadas isoladas de chuva à tarde.

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.

Vento: leste passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Foto: Tubarão/Mirna Graciela/Notisul