Nesta terça (18) à noite e quarta-feira (19), o foco é a chuva forte e os temporais localizados previstos para SC. No fim da quarta, a temperatura declina acentuadamente com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil, e a semana termina gelada com máxima próxima de 10°C no Litoral e Vale do Itajaí, e abaixo disso nas demais regiões do estado, não passando de 5°C na serra.

Na noite de quinta-feira (20), o frio intenso e alta umidade favorecem a condição de neve no Planalto Sul. Essa condição estende-se para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Florianópolis Serrana na sexta-feira (21), com chance de acumulo significativo especialmente no Planalto Sul.

No fim de semana, a umidade diminui gradativamente e o frio mais seco provoca formação de geada nas áreas altas do estado no domingo (23).

Previsão para os próximos dias 

Quarta-feira (19/08):
Tempo
: céu encoberto com chuva e trovoadas em SC. Risco de temporal localizado no norte do Estado, na madrugada e início da manhã.
Temperatura: amena e em declínio acentuado no final do dia.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas de 50 a 70km/h.
Sistema: passagem de uma frente fria em SC.

Quinta e Sexta-feira (20 e 21/08):
Tempo
: instável com predomínio de nuvens e chuva na maioria das regiões de SC.
Temperatura: em declínio acentuado com a chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar, frio intenso com condição de neve no Planalto Sul na noite de quinta. Essa condição estende-se para as áreas altas (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Florianópolis Serrana na sexta-feira, com chance de acumulo significativo especialmente no Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sudeste, moderado com rajadas mais fortes no Litoral (50 a 70km/h).

Sábado (22/08):
Tempo
: o sol volta a aparecer em SC, sobretudo no Oeste e Meio-Oeste. Do Planalto ao Litoral, variação de nuvens e chance de chuva fraca, especialmente na faixa litorânea, devido a circulação marítima.
Temperatura: baixa, frio intenso em todo o estado devido a massa de ar polar.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

AVISO:
Atenção: vento forte e mar agitado no Litoral de SC

Início: 20/08/2020 a 0h
Fim: 22/08/2020 às 7h

Região: Litoral de SC

Previsão: vento forte e persistente de sudoeste e sul (SW/S) com rajadas de vento de 60 a 70 km/h, mais intensas na sexta-feira (21). Mar muito agitado com ondulação de sul de 1,5 a 2,0 m em média e picos de 2,5 a 3,5 m. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: avanço de intenso sistema de alta pressão pelo Sul do Brasil.

Fonte: Epagri/Ciram e Defesa Civil
Foto: Tempo Agora

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul