Priscila Ladislau
Tubarão

Solidariedade, dedicação e amor se mesclam na história do Albergue Noturno Pousada da Paz, localizado na rua José João Mateus, no bairro São João, Margem Esquerda. Fundado em 3 de maio de 1996, o albergue completa nesta quarta-feira, 21 anos. Durante todo este tempo, mais de 75 mil atendimentos foram realizados, juntamente com pessoas interessadas em dar algo de si mesmas, em favor do próximo.

O Albergue atende gratuitamente itinerantes e moradores de rua, oferecendo banho, jantar, pouso e café da manhã.
Sendo a única casa de passagem presente na região da  Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), mobiliza mais de 100 voluntários que tem garantido a manutenção e crescimento do Albergue. Além de abrigo e alimentação, a entidade disponibiliza para aqueles que necessitam, roupas, calçados e materiais de higiene pessoal.

O albergue realiza trabalhos com moradores de rua de alta complexidade, aqueles que não possuem problemas com embriaguez ou qualquer outro tipo de vício, podem ficar no local por cinco dias. Após este período, o atendimento segue para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social – População de Ruas (Creas-Pop), do município. “Imagina uma pessoa ter que dormir embaixo de marquises e ao acordar, não ter nem onde fazer suas necessidades. Ajudar estas pessoas, faz com que estejamos conscientemente bem.”, destaca Edson Luiz Barbosa, um dos fundadores.

Para comemorar estes 21 anos, Edson, realizará nesta quarta-feira (3), às 20 horas, uma palestra falando sobre a formação da instituição. O evento é aberto ao público e todos estão convidados para participar e conhecer ainda mais sobre a história do albergue.

Edgar e o bem comum

13668941_1751023171853543_2092023010740218084_o

O Albergue Noturno Pousada da Paz foi fundado por dois amigos, Edgar José Farias (Foto) e Edson Luiz Barbosa, em uma conversa tomando chimarrão. Edgar faleceu em 9 de julho de 2016, aos 64 anos em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, deixando um inesgotável legado de solidaridade e defesa aos que mais necessitam. Desde a primeira conversa, foram 11 meses para colocar em prática a ação e o albergue ganhar vida. “Edgar contribui imensamente nestes 21 anos, deixou uma grande história de ajuda e contribuição para muita gente”, destacou Edson.

Desde o início, o albergue sempre contou com voluntários para que todos fossem atendidos da melhor forma possível. E toda ajuda é bem-vinda. Caso você queira contribuir com os trabalhos do albergue, basta entrar em contato pelos telefones: 3052-2858 ou 9 8815-0044, falar com Edson.

Foto: Albergue Noturno Pousada da Paz