Amanda Menger
Tubarão

Ao abrir a torneira para lavar a louça, a dona de casa Leia Gonçalves, moradora do bairro Passagem, levou um susto. A água, que deveria ser incolor, estava preta como carvão. “Não deu para lavar a roupa. Já coloquei muita roupa fora. Ia sujar mais do que limpar”, relata a dona de casa. O fato observado pela dona de casa pode repetir-se em outros bairros de Tubarão. Isso porque há um vazamento oculto na rede de abastecimento do Águas de Tubarão.

“Há funcionários tentando localizar o vazamento. Sabemos que não foi motivado por nenhuma obra. Devido às chuvas, estamos com dificuldade, porque a água proveniente do vazamento está se misturando a da drenagem e indo para a rede pluvial. Como ainda não temos o cadastro técnico, temos que isolar a rede por partes”, explica o superintendente técnico da Agência Reguladora das Águas de Tubarão, Marcelo Matos.
Com este vazamento, a água pode ficar com a coloração alterada.

“Isso ocorre porque, depois que reabrimos o registro, pode ocorrer o arraste do material que está na tubulação, o que influencia na cor. Os consumidores que verificarem este problema devem entrar em contato com o Águas de Tubarão, através do telefone 3632-9596. Os técnicos irão ao local para fazer o descarte da água”, explica Marcelo.