No Dia Mundial da Água, entidades promovem seminários e mobilizações para conscientizar a população sobre a escassez do líquido mais precioso à vida.
Projeto leva estudantes às ruas de Tubarão hoje à tarde, próximo ao Museu Willy Zumblick.

Lysiê Santos
Tubarão

Ao acordar de manhã, uma das primeiras atitudes é levantar, acender a luz, tomar um banho e preparar o café. Após se alimentar, leva a louça até a pia e a lava. Vai ao banheiro, escova os dentes e está pronto para enfrentar mais um dia de trabalho. Notou que para realizar todos esses procedimentos foi preciso utilizar água? Pois é, a energia vinda das quedas d’água (via hidrelétricas) é que faz lâmpadas acenderem, chuveiros aquecerem e geladeiras refrigerarem. Sem esquecer que o combustível de seu carro também contém a substância. A água é indispensável para a sobrevivência e sem ela, o desenvolvimento econômico e social fica comprometido.

A água é um recurso esgotável, e hoje, quando é comemorado o Dia Mundial da Água, milhares de pessoas refletem sobre a escassez desse líquido precioso e essencial para a vida. Os alunos da Escola Adventista de Tubarão estão atentos ao fato e nas últimas três semanas participaram do projeto “água, um pingo de consciência” e “benefícios da água para nosso corpo”.

De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição Cintia de Jesus de Souza, o projeto trabalhou a conscientização em relação ao gasto desnecessário da água e a instrução em relação ao consumo e os benefícios para a saúde. “Em casa, com seus familiares, os alunos observaram os gastos de água e formularam estratégias para economizar. Após o levantamento, eles criaram desenhos e dicas que foram selecionados e inseridos em um folder que será entregue à população”, detalha.

Ação conscientiza condutores
pag 16 retranca 1
Com o intuito de alertar a população sobre a importância da água e seus benefícios, os alunos da Escola Adventista de Tubarão estarão na Avenida Marcolino Martins Cabral, próximo ao museu Willy Zumblick, no centro, distribuindo folders e informações aos condutores e pedestres. “Também vamos entregar um copo de água por meio da parceria com a Águas de Jaguaruna”, revela a coordenadora pedagógica.
O pequeno Franco Castilho Souza, de 9 anos, já colabora para a preservação da fonte de energia e vitalidade. Ele conta que aprendeu diversas dicas com os professores e pratica com a família. “A água é a fonte da vida. Por isso que temos que começar a economizar. Lá em casa a nossa conta de água é a menor possível. Aprendi que a água da chuva pode ser reutilizada e uma dica que eu também gostei bastante de saber é como transformar a água do mar em potável”, detalha o estudante que junto com os colegas, repassará as orientações à população.

Entidades promovem seminário em Capivari de Baixo
Com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade da água e assegurar o abastecimento potável em Tubarão e Capivari de Baixo, o Espaço Cultural do Sindicato dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar de Tubarão (Sinpaaet) e o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade de Capivari (Fucap) promovem hoje, o seminário “A Qualidade da Água que Bebemos – captação, tratamento, distribuição, consumo e descarte”, às 19 horas, no auditório da Fucap, em Capivari de Baixo.
O seminário contará com palestras do professor José Antônio da Silva Santos, do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Fucap, e de representantes da empresa Tubarão Saneamento, da Agência Reguladora de Tubarão e da Casan.

Concessionária incentiva responsabilidade no uso da água

Tubarão Saneamento é responsável pelos serviços de água e esgoto da Cidade Azul - Foto: Plantão Assessoria/Divulgação/Notisul
Tubarão Saneamento é responsável pelos serviços de água e esgoto da Cidade Azul – Foto: Plantão Assessoria/Divulgação/Notisul

O Dia Mundial da Água é momento de reflexão. A Tubarão Saneamento, responsável pelos serviços de água e esgoto de Tubarão, incentiva o uso consciente da água, investindo em projetos sociais com a participação das comunidades onde está inserida, propondo mudanças culturais. A concessionária acredita nos 5 “R”s: reduzir, reusar, reciclar, respeitar e reflorestar. “São iniciativas simples, mas que nos tiram da zona de conforto, porém, sabemos que se não houver mudança, os erros refletirão no futuro e as consequências serão gravíssimas”, relata a direção da concessionária. A direção orienta a comunidade a iniciar o dia fechando a torneira enquanto escova os dentes. “Veja o quanto é fácil e, faça isso todos os dias do ano. Depois que lavar a roupa, reutilize a água para lavar a calçada ou os tapetes. Lugar de lixo é na lixeira e não em rios, ruas ou bocas de lobo. Avalie as suas atitudes e entre em contato com os órgãos responsáveis sempre que reconhecer ações suspeitas”.

Alunos visitam ETA da Jaguaruna Saneamento

Além de visitar a Estação de Tratamento de água, estudantes do 6º ao 9º ano plantaram mudas de árvore - Foto:Jaguaruna Saneamento/Divulgação/Notisul
Além de visitar a Estação de Tratamento de água, estudantes do 6º ao 9º ano plantaram mudas de árvore – Foto:Jaguaruna Saneamento/Divulgação/Notisul

Celebrar o dia da água com conscientização. Foi com essa visão que a Jaguaruna Saneamento elaborou uma ação especial para esta semana, com os alunos da Escola Básica Municipal, Antônio João Mendes, no balneário Camacho, em Jaguaruna.
Mais de 120 alunos, do 6º ao 9º ano, tiveram a oportunidade de conhecer o processo de captação, tratamento e distribuição de água em uma visita a Estação de Tratamento de Água – ETA, da Jaguaruna Saneamento, que atende a escola e as residências dos alunos.
Além de um tour pela estação, os estudantes tiveram palestras e assistiram a demonstrações preparadas e realizadas por profissionais que atuam no tratamento da água. No fim da visita, cada uma das turmas plantou duas mudas de árvores. As mudas receberão placas com a data e os nomes de todos os alunos envolvidos.