Tubarão

Com o intuito de valorizar a vida e prevenir problemas que podem levar ao suicídio, os integrantes da Fundação Municipal de Saúde, de Tubarão iniciaram ontem, a elaboração de um cronograma de ações no município. Uma das atividades integra a programação dos 147 anos de Tubarão, que ocorrerá no dia 20, na Arena Multiuso, onde pais e familiares de crianças e adolescentes receberão orientações de como lidar com esse tema. Será um evento aberto à comunidade com espaço kids para as crianças e rodada de conversas e palestras para os pais.

De acordo com a gerente de saúde Chaiana Esmeraldino Mendes Marcon, a primeira iniciativa do planejamento é uma capacitação com os médicos que atuam pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), que ocorre nesta sexta-feira.

“O tema suicídio voltou a ser comentado com força por ocasião do jogo da Baleia Azul, que causou um episódio de tentativa de suicídio aqui em Tubarão, mas precisamos criar ações para que as famílias fiquem sempre alertas em relação a isso”, explica Chaiana.

No próximo dia 16, a fundação fará a capacitação com enfermeiros, alguns colaboradores da Assistência Social e diretores de escolas. A ideia é deixar esse pessoal em condições de repassar a melhor orientação às famílias e alunos nas escolas.