Nesta quinta-feira, 8 de outubro, a Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) celebra seus 27 anos de fundação. A comemoração chega em uma nova realidade, devido à pandemia do novo coronavírus.

Neste momento, mais do que nunca, a entidade busca na força do associativismo o direcionamento de suas ações junto à comunidade e à classe empresarial. O apoio, a orientação e o fortalecimento das empresas associadas, missão da entidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico da região, se fortalecem ainda mais.

Desde o início da pandemia, a entidade atuou junto aos governantes, representantes políticos, iniciativa privada, instituições e à sociedade civil organizada do Estado para buscar o equilíbrio entre a preservação da saúde e os impactos sociais e econômicos.

Inúmeros documentos foram encaminhados pela Acivale, juntamente a outras entidades do segmento produtivo, para mitigar os efeitos da crise. “O momento em que vivemos hoje, mais especificamente de março 2020 até agora, está sendo um período sem precedentes na história mundial. Outras pandemias já passaram, mas essa é única, tanto pelo número de óbitos quanto em número de falências de todos os tipos de empresas”, pontua o atual presidente da Acivale, Evaldo Niehues Junior.

Inovação

A Acivale inovou em meio à crise e desenvolve estratégias para beneficiar ainda mais seus associados. Dois projetos estão em fase de implantação: Acivale 4.0 e Turismo em Pauta. Acivale 4.0 é um projeto voltado para o meio digital, com a criação de um aplicativo para Smartphones e reformulação do Website da entidade. A ideia é trazer informações de interesse do empresário de forma dinâmica e interativa.

O segundo projeto visa estimular o desenvolvimento do turismo local por meio da criação do Conselho Municipal de Turismo. A turismóloga Caroline dos Reis Ribeiro Maciel, com auxílio das Câmaras Técnicas do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, promove encontros para alinhar as ações que irão colocar ainda mais em evidência as belezas naturais da região.

 

Luta por reivindicações regionais

Levantar bandeiras positivas e necessárias para o crescimento da região sempre foi uma das características da Acivale e, ao longo dos anos, algumas dessas bandeiras receberam destaque pela entidade. A construção do anel viário é um dos pleitos mais antigos da entidade. Desde 1993 já eram debatidas alternativas para desafogar o fluxo intenso de veículos, pois o escoamento da produção vinda da SC-370 com destino a Grão-Pará e Rio Fortuna e vice-versa passa por Braço do Norte.

Após estudos, ficou constatado que a construção de um anel viário seria a solução mais viável. O pleito esteve presente nas pautas de reuniões de todas as diretorias que comandaram a associação empresarial. São quase 30 anos de luta por essa obra que impulsionará o desenvolvimento regional. De acordo com a empresa Ktop Consultoria e Engenharia, que realizou o projeto, todo o traçado está orçado em R$ 20,4 milhões.

História construída por muitas mãos

Uma história marcada pelo trabalho e dedicação de diversas pessoas. É assim que a Acivale continua construindo e deixando aos associados, uma herança de sucesso e exemplo de desenvolvimento. Desde 1993, mais de dez presidentes estiveram à frente da associação ao lado de sua diretoria eleita democraticamente pelos associados. O trabalho feito com dedicação e comprometimento desses empresários consolidou o nome da Acivale, que é considerada uma das associações mais atuantes de Santa Catarina e indispensável para o desenvolvimento organizado.

Mais de 400 sócios

Com a missão de representar e integrar a classe empresarial, através do associativismo, a Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) se consolida como uma das mais significativas associações de classe da região. Há mais de dois anos, a entidade comemora seu crescimento significativo ao ultrapassar a marca de 400 associados envolvendo empresários das cidades de Braço do Norte, Grão-Pará e São Ludgero.

Além de atuar em defesa da classe empresarial, a entidade promove diversas ações colaborativas como missões empresariais, cursos, capacitações, entre os projetos sociais e de desenvolvimento regional como o DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local).

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul