Amanda Menger
Laguna

Os moradores da região e turistas que quiserem passar o fim de semana nas praias de Laguna e Jaguaruna terão uma viagem mais tranquila. Isso porque os acessos estarão em melhores condições. Ao menos essa é a garantia das prefeituras dos dois municípios.

Em Laguna, o ‘problema’ era para os motoristas que resolvessem pegar a estrada da Madre, também conhecida como estrada do Corredor. No trecho lagunense há buracos e erosão da via em diversas partes. “Começamos ontem (terça-feira) a trabalhar naquela área. Duas máquinas fazem a recuperação e amanhã (hoje) será levado material para que seja colocado na estrada e dê condições de tráfego”, detalha o secretário de obras da prefeitura de Laguna, Paulo Cesar Corrêa.

As chuvas dos últimos meses agravaram o problema de erosão. “Tem trechos próximos ao rio Corredor que estão desbarrancando e com a chuva ficou pior. Fazemos um estudo para avaliar a possibilidade e os custos para proteger as margens do rio e evitar a erosão”, adianta Paulo Cesar. A secretaria de obras pode viabilizar também uma equipe e máquinas para fazer a manutenção permanente das estradas da região da ilha.

Em Jaguaruna, a expectativa é que amanhã seja liberado o tráfego de veículos sobre a ponte de Jabuticabeira. A estrutura de madeira é refeita, pois a anterior ficou comprometida depois que um caminhão com excesso de peso passou pelo local. Já o acesso ao balneário de Garopaba do Sul, também bastante comprometido, recebeu manutenção ontem. Na rua Santa Clara, na mesma praia, a secretaria de obras da prefeitura começou a construir a rede de esgoto fluvial, uma reivindicação antiga dos moradores.