#PraCegoVer Na foto, uma estrada de chão batido inundada
O grande volume de água e o desmoronamento de um dique inundou a Estrada da Jabuticabeira. Não há previsão de quando o acesso será liberado - Foto: Divulgação

Mesmo após três dias de sol, ainda há água acumulada nas regiões dos bairros Pontão, Encruzo e Retiro, em Jaguaruna. Os maiores prejuízos verificados até o momento estão das estradas, em especial nas comunidades de Dunas do Sul, Figueirinha, Pontão, Sanga Grande, Garopaba do Sul, Camacho, Campo Bom, Encruzo e Paraíso. Este locais foram os mais afetados pelas cheias dos principais rios que cortam a cidade: Sangão Urussanga e Riacho dos Francisco, cujos níveis agora estão dentro da normalidade, atesta o o coordenador da Defesa Civil local, Maicon Laureano. A abertura da Barra do Camacho, na quarta-feira (4), tem ajudado no escoamento das águas. “O volume da vazão ainda é grande e se continuar deste jeito, é capaz da barra abrir totalmente”, afirma Maicon.

Nos próximos dias, as atenções da Defesa Civil ficará voltada para as comunidades de Pontão, Encruzo e Retiro, além do monitoramento da região da Jabuticabeira, onde o nível da água aumentou nos últimos dois dias. Isso ocorre porque a água que está esconda dos três bairros passa por lá. Paralelamente, um dique estourou na região na manhã de quinta-feira (5) e inundou toda a região. A Estrada de Jabutica, em especial no trecho entre a comunidade e o Bom Retiro, ficou completamente submersa. Nos últimos dias, com a vazão vinda dos bairros, o volume de água aumentos e existem pontos onde a lâmina de água passa de um metro de altura. “O acesso a Jabuticabeira via Porto vieira e via Congonhas estão interrompidos. Esta situação pode levar mais alguns dias para normalizar”, afirma Maicon.

Nesta sexta-feira (6) e sábado (7), a limpeza das ruas foi feita e o trabalho avançará ao longo da próxima semana. As sete pessoas resgatadas na terça-feira (3) na localidade de Ponte de Ferro, na área central da cidade, já conseguiram retornar para suas casas. Nos últimos dias elas ficaram alojadas no Salão Paroquial da Igreja Matriz. As aulas serão retomadas nesta segunda-feira (9). Na saude, apenas a unidade de Garopaba do Sul teve prejuízos. Alguns móveis foram molhados e precisarão ser trocados. Todas as outras funcionam normalmente desde a sexta-feira.

Fonte: Defesa Civil de Jaguaruna
Edição: Zahyra Mattar | Notisul

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul